PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Combonianos na Maia

A COMUNIDADE DA MAIA


A casa da Maia, então conhecida por Quinta dos Leões, foi inaugurada a 15 de Outubro de 1958, e começou a funcionar como Seminário de Filosofia. Nesse ano lectivo inaugural, a comunidade religiosa era constituída pelo P. Albino Meneguzzo, P. Reafael Signoretti, P. Pedro Albertini e Ir. Mário Metelli, juntamente com os escolásticos do primeiro e segundo ano, Portugueses e Italianos. O P. Albino era superior. O P. Rafael animava e promovia o grupo coral de Leça do Balio e Araújo e o P. Albertini organizou o grupo de escuteiros da Maia.


Desde muito cedo, a comunidade começou a sobressair pela animação missionária que desenvolveu na Diocese do Porto. Aqui foram realizados os primeiros encontros de Colaboradores.


A partir de 1965 funcionou como seminário menor. Em 1981 iniciou-se na Maia um novo estilo formativo: o Seminário Comboniano em Família (SCF). Em 1982 passou a ser o Postulantado para candidatos a Irmãos. Em 1992, com a unificação dos dois postulantados, a comunidade da Maia acolheu o Postulantado único (candidatos a sacerdotes e candidatos a irmãos).


Em 2007/08, numa parceria única com a Câmara Municipal da Maia, com a Diocese do Porto e a Vigararia, a comunidade comemorou o seu jubileu de Ouro da presença dos Missionários Combonianos.


Desde 2008 a Maia é também a sede do Centro Vocacional Juvenil (CVJ). A partir daqui o CVJ organiza, anima toda a pastoral vocacional juvenil dos Missionários Combonianos em Portugal. Como fruto desta pastoral o CVJ começou em 2011 o JIM – Jovens em Missão, movimento juvenil comboniano que está a ser alargado a toda a família comboniana.


FINALIDADE


Presentemente a comunidade da Maia tem como finalidades a Pastoral Vocacional e a Animação Missionária, em vista da Missão Ad Gentes. (cf RV 80.1)


Comunidade Evangelizadora


Com a nossa presença na Diocese do Porto, queremos promover a espiritualidade Missionária e Comboniana. Através da pastoral de A.M. e Vocacional, promovemos a evangelização das comunidades locais e cooperamos na missão da diocese para a renovação do Povo de Deus.


Comunidade Vocacional


A comunidade da Maia é a sede do Centro Vocacional Juvenil e funciona como lugar onde os jovens podem fazer uma experiência de vida Comboniana. Assim, damos especial relevo ao trabalho da pastoral vocacional juvenil. Promovemos todas as vocações, sobretudo missionárias, na e da Igreja Local. Dedicamos, também, atenção ao trabalho com os adolescentes e crianças, sobretudo no âmbito da animação missionária, preparação ao crisma, catequese, ministério e escolas.


Membros da comunidade


P. Agostinho Carvalho Alves, superior / animação missionária


P. António Marques Martins, vice-superior / ministério


P. Dário Babula Chaves, ecónomo / animação missionária


P. Ricardo Alberto Leite Gomes, PVJ


Ir. Valentim Ponte Rodrigues, acolhimento


P. Filipe Miguel Oliveira Resende, PVJ


ACTIVIDADES DA COMUNIDADE


Eucaristia: de terça a sábado, às 19.00. Aos domingos, às 9.00


Sacramento da reconciliação: de terça a sábado, das 9.30h às 12.30h e das 15.00h às 18.30h


Adoração pelas vocações: todas as quintas feiras das 9.00h às 19.00h e primeiras sextas feiras das 18.00h às 19.00h


Retiros para todos: No Advento e na quaresma


ACTIVIDADES DO CVJ


Animação do movimento JIM – Jovens em Missão


Encontros e retiros: para crismandos, catequisandos e de jovens


Sempábrir: Caminhada jovem a Fátima


Missão Mais: Semana de Missão e voluntariado


Missão Jovem: encontro anual do movimento JIM


Outras disponibilidades:


Estamos também disponíveis para preparar, animar e realizar: encontros e retiros para catequistas, jovens, crismandos, adolescentes, grupos de catequese, escolas, … seja nas nossas casas como nas respectivas paróquias.


CONTACTOS:


Missionários Combonianos


Rua Augusto Simões, 108


4470-147 maia


Telefone: 229448317


Mail: maia@combonianos.pt


NIB: 0007  0416  0007  2650  0036  1


 


CVJ


CVJ – Missionários Combonianos


R. Augusto Simões, 108


4470-147 MAIA


Tel: 229448317


Mail: jovemissio@gmail.com


JIM


Jovem e Missão