PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Leigos Missionários

Voltar ao arquivo de Leigos Missionários

Leigos iniciam actividades 2011/2012

Os Leigos Missionários Combonianos (LMC) portugueses iniciaram o novo ano pastoral. No fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro, estiveram reunidos, em Coimbra, para começar com a formação de base, programar as actividades de 2011/2012 e concluir a revisão do Directório dos LMC.


A revisão do Directório tinha começado em fins de Julho. Os pontos que mais emergiram durante o processo de revisão foram as razões da vocação e os pilares da espiritualidade laical missionaria comboniana, e a reorganização dos conteúdos do Directório.


O documento já foi entregue aos responsáveis nacionais e internacionais e aos LMC portugueses para avaliação e, eventualmente, para darem algumas sugestões. Em Novembro 2011, será apresentada a versão final ao Conselho Provincial dos Missionários Combonianos para aprovação.


No planeamento das actividades pastorais para 2011/2012, procurou-se aumentar as acções de Animação Missionária para dar a conhecer melhor a vocação dos LMC de anunciar o Reino de Deus além fronteiras. Definiu-se também o esquema e a temática para a formação permanente dos LMC em Portugal.


Sobre o encontro, conta-nos o responsável dos LMC, Pedro Moreira:


“Foi muito positiva a oração que fizemos juntos. Pudemos dar passos largos na partilha íntima da Palavra de Deus e contemplar o Santíssimo exposto, única razão para a Missão! Aproveitamos também para dar as boas-vindas às duas novas formandas, esperando que elas encontrem no nosso Movimento espaço para a escuta do que Deus pretende delas e a liberdade para seguirem os Seus mais profundos desígnios, sejam eles quais forem!”


“Não posso deixar de partilhar – concluiu Pedro Moreira – a alegria de ver o Grupo dos andarilhos da missão a organizar as suas actividades para este ano. Foi de facto em espírito de família que nos sentimos com eles, todos enamorados por Jesus, pela missão e pela pessoa de S. Daniel Comboni. Agradecemos de forma sentida a colaboração que nos deram e desejamos que tudo corra bem na caminhada que se propuseram para este ano… seja física como espiritual!”


“Vou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha” (Is 5, 1). Com este versículo começava a primeira leitura de Domingo, dia 2 de Outubro, e, com ele, o desenrolar das actividades de animação missionária para a abertura deste mês missionário na Paróquia de Santiago de Antas, em Famalicão (Portugal).


Nesta Paróquia, assumida já há alguns anos pelos Missionários Combonianos, os LMC procuraram, ao longo do último fim-de-semana, animar e ter como ponto de partida para este Outubro missionário, o amor pela vinha.


A Susana Vilas Boas, LMC, conta-nos o que fez neste fim-de-semana: “Partilhei, pois, na igreja paroquial e na capela de S. António, o amor pela vinha que me foi confiada ao longo dos últimos cinco anos na República Centro Africana. Com as crianças, pais e catequistas, que iniciavam um novo ano catequético, procurei apelar a este amor pela vinha que o Senhor nos confia em cada dia aquém e além-fronteiras. Neste início do mês dedicado às missões, foi com alegria que, lado a lado com a comunidade comboniana que me está mais próxima, pude partilhar e trabalhar em prol deste amor pela vinha que o Senhor nos confia a todos actualmente. Agradeço a esta comunidade o carinho, a disponibilidade e o empenho com que acolhem e trabalham, em comunhão com a Família Comboniana, a fim de produzir frutos que agradem ao Senhor da Vinha.”