PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Pastoral Vocacional Juvenil

Voltar ao arquivo de Pastoral Vocacional Juvenil

Como Rever, Celebrar e Programar

Com o aproximar-se do fim do ano pastoral, a Equipa da Pastoral Vocacional Juvenil (EPVJ), encontrou-se no passado fim-de-semana para rever as atividades realizadas, celebrar a alegria de pertencer à grande Família Comboniana e programar as atividades do próximo ano pastoral.


Assim, o Sábado começou, com a Eucaristia, no cenáculo do Seminário dos Combonianos de Famalicão. O P. Leonel Claro, que presidiu a esta celebração, convidou os membros desta equipa da pastoral vocacional, a estarem atentos àquilo que Deus lhes pede e estarem dispostos a dar-lhe tudo, sem reservas. Neste espírito, começaram os trabalhos de avaliação das atividades realizadas, sobretudo, as atividades de cariz nacional e que envolveram toda a Família Comboniana. Destacaram-se, sobretudo, atividades como o Ano Vocacional Comboniano (AVC) e as atividades de animação e promoção do JIM (Jovens em Missão). Na verdade, tanto uma atividade como a outra, além de animarem missionariamente a Igreja local, constituíram-se como iniciativas concretas em resposta aos apelos do Papa e dos bispos portugueses na sua carta pastoral.


Após a revisão do que foi feito e do que poderia ter sido realizado, foi tempo de demarcar linhas orientadoras para a programação do próximo ano pastoral.


Já no fim do dia, quisemos celebrar a alegria de estar juntos à volta da nossa Seleção Nacional de Futebol. Neste caso, a Alemanha levou a melhor em campo, mas não conseguiu, em nada, alterar a alegria do convívio e da camaradagem entre nós.


No Domingo, a equipa da PVJ, marcou também presença na festa dos Benfeitores da comunidade da Maia. Na Eucaristia, o superior da comunidade, P. Francisco Machado, convidou todos os presentes a dedicarem mais tempo à oração e à escuta dos apelos de Deus. Já depois do almoço, todos os presentes na festa, sob a orientação do P. Leonel Claro, quiseram dar ‘um pezinho de dança’ ao som das canções populares portuguesas ao cuidado de um grupo de jovens alegres e bem-dispostos. Todos cantaram e encantaram neste convívio comboniano. Na despedida, ao final da tarde, os participantes levaram, como lembrança da festa, a carta dos bispos “Como EU vos fiz, fazei vós também”, demonstrando assim, o desejo que a alegria missionária continue também em cada paróquia e na família de cada um.


Susana Vilas Boas - LMC