PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Leigos Missionários

Voltar ao arquivo de Leigos Missionários

A maioridade dos leigos

"É por meio de nós os leigos que o Evangelho pode chegar a muitos dos lugares em que vivemos"


No seu artigo de Maio na revista Além-mar, o Prof. José Dias da Silva destaca a proximidade do 50º aniversário da abertura do Concilio Vaticano II, e o facto de aí ter sido declarada a "maioridade" dos leigos dentro da Igreja.


Esta maioridade aparece por termos sido reconhecidos como corresponsáveis pelo anúncio do Reino de Deus ao mundo, e deveria ter implicações diretas na vida de cada um de nós.


Esta nova forma de ver a Igreja, mostra bem o desejo e o amor do Espírito Santo que tudo irrompe para a todos nós chegar.


É por meio de nós os leigos que o Evangelho pode chegar a muitos lugares em que vivemos. É através de nós que a Igreja (que somos) leva o amor de Cristo a tocar em muitos corações tristes e desanimados… na nossa casa, na nossa família, nos nossos locais de trabalho, no nosso grupo de amigos, do outro lado da rua ou do outro lado do mar… em qualquer lugar em que nos encontremos com os outros!


"Ninguem fica de fora, todos são chamados a participar de alguma forma e a partir de qualquer lugar!"


É natural que do encontro com Jesus surja em nós um forte desejo de O partilhar com os outros, de Lhe sermos fiel em tudo sendo sinal refrescante da Sua presença (apesar da nossa pequenez). Chama-se a isso “Vocação” e pode exprimir-se de mil e uma maneiras. Ninguem fica de fora, todos são chamados a participar de alguma forma e a partir de qualquer lugar! O Amor é a maior fonte de criatividade!


Como temos vivido este chamamento?


Esta é uma questão que nos deveríamos colocar muitas vezes.


Para já, para quem esteja interessado, proponho o artigo do prof. José Dias da Silva.


Já dá algumas pistas e bastantes conteúdos para pesquisar.


Pedro Moreira, LMC