PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Antigos Alunos

Voltar ao arquivo de Antigos Alunos

Antigos alunos mais presentes na família comboniana

A direcção da «Associação dos Antigos Alunos Combonianos» (AAAC) reuniu-se a 10 de Dezembro, na casa Comboniana de Famalicão, com o P. Carlos Nunes, coordenador da Comissão de Formação Permanente.


A questão era como pôr em pratica hoje os objectivos da Associação, passados que são 15 anos desde a sua fundação. Os Estatutos dizem que a Associação pretende: (1) Criar relações de amizade entre os Antigos Alunos; (2) Desenvolver o Espírito Comboniano entre os Antigos Alunos; (3) Colaborar e apoiar as actividades dos Missionários Combonianos; (4) Estabelecer relações com outras associações no mesmo âmbito.


Hoje, a AAAC é membro da UAAS (União de Antigos Alunos dos Seminários) e tem realizado com sucesso um encontro anual para aprofundar a amizade entre os membros.


Foram analisados sucessos e identificadas dificuldades no caminho até aqui! Conseguiram-se boas coisas com esforço e sacrifício, mas muito mais é preciso para dinamizar esta associação.


Assim, um desafio foi partilhado: «Estamos satisfeitos assim ou queremos ser mais profundamente membros da Família Comboniana?» Que fazer para que isso se possa realizar?


A direcção, com seis membros presentes, disse «Sim» ao desafio! Para reanimar-se, a associação precisa de novos dinamismos à luz do caminho da Missão que S. Daniel Comboni nos deixou e todos queremos partilhar.


Algumas propostas foram apresentadas e serão analisadas pela direcção, que apresentará o caminho futuro:


(a) Partilhar mais nas orientações pastorais missionárias dos MCCJ saídas da Assembleia Provincial anual em que os antigos alunos terão representação.


(b) Participar em encontros a nível nacional organizados pelos MCCJ tais como a Peregrinação Comboniana a Fátima, o Encontro de Espiritualidade Comboniana e o Encerramento do Ano Vocacional Comboniano.


(c) Encontrar formas de comunicação entre os membros mais acessíveis e disponíveis: Organizar um Site ou Blog da AAAC; preparar um folheto que possa ser distribuído como informação também pelos Combonianos em animação missionária; organizar à volta das Comunidades Combonianas grupos zonais com um coordenador dos antigos alunos e um representante Comboniano; Os MCCJ formem uma comissão de apoio à Associação para que se sinta mais apoiada e ajudem na orientação de futuro.


Estas são propostas que poderão ajudar a construir um sentido mais profundo de Família Comboniana, conhecendo melhor a vida e espiritualidade nascidos de Comboni e participar mais directamente nas actividades missionárias Combonianas de acordo com os objectivos dos Estatutos.


O caminho de diálogo e mútuo apoio continuará na esperança de que aqueles que no princípio já receberam as sementes do Ideal Comboniano possam participar mais no crescimento da árvore da missão que é responsabilidade de todos.


P. Carlos Alberto Nunes, MCCJ