PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Leigos Missionários

Voltar ao arquivo de Leigos Missionários

Encontro dos LMC de África

Os coordenadores dos «Leigos Missionários Combonianos» (LMC) de 12 províncias combonianas da África francófona e anglófona e Moçambique reuniram-se pela primeira vez de 10 a 16 de Dezembro, em Layibi (Uganda).


Participaram-no no evento treze Sacerdotes, uma Irmã Comboniana e nove Leigos Missionários Combonianos. O objectivo principal do encontro era reflectir sobre a realidade dos LMC em África, de modo a contribuir para o seu crescimento a partir da especificidade africana, tendo presente os desafios actuais dos LMC no continente.


Durante o encontro, criou-se a «Comissão Continental Africana» dos LMC, constituída por cinco membros que se devem encontrar pelo menos a cada três anos: dois provinciais combonianos, um da África francófona (P. Giovanni Zaffanelli) e outro da anglófona e Moçambique (P. José Luis Rodríguez López); dois leigos africanos, um do Congo (Dido Likambo) e outro do Uganda (Otto Bartholomeo); um leigo não africano (Carlos Barros).


Os participantes consideraram o encontro muito positivo, tendo dado nota positiva à organização, ao acolhimento, e à participação activa de todos os combonianos e leigos. Considerou-se que os objectivos do encontro foram atingidos, embora tivesse ficado no ar a sensação de que a vocação dos LMC tenha ainda muito caminho a percorrer, de modo particular em África.


O próximo encontro dos LMC mais significativo é a realização da Va Assembleia Intercontinental que acontece a cada seis anos e terá lugar na Maia, em Portugal, de 2 a 9 de Dezembro de 2012