PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Palavra de Deus

Voltar ao arquivo de Palavra de Deus

Deus procura uma casa no coração de cada pessoa

IV Domingo do Advento - Ano B - 24.12.2017


 


2Samuel 7,1-5.8-12.14-16


Salmo 88


Romanos 16,25-27


Lucas 1,26-38


 


Reflexões


Estamos às portas do Natal; nas famílias cristãs e nas igrejas prepara-se o presépio que é um dos sinais típicos do Natal porque reconstrói o lugar e o ambiente em que Jesus nasceu. Os textos bíblicos e litúrgicos deste Domingo apresentam-nos o tema do lugar onde Deus nasce e onde Ele habita. Onde encontrar uma casa para Deus? Qual é a Sua preferência?


O rei David (I. leitura), que tinha finalmente estabelecido tréguas com todos os inimigos que o rodeavam e que tinha conseguido construir para si mesmo uma casa em madeira de cedro (v.1-3), decide construir também um templo para a arca do seu Deus. Decerto que planeava um templo grandioso, que não tivesse rival entre os templos dos povos vizinhos. Mas o profeta Natan reprova tal projecto: antes de mais David precisa de reconhecer que foi Deus quem o escolheu quando ainda andava atrás do rebanho (v.8), e que as suas vitórias militares deve-as à presença dinâmica daquele Deus que está sempre ao seu lado: “estive sempre contigo, onde quer que foste” (v.9). E mesmo a dinastia e a descendência a que ele dá tanto valor, há-de recebê-la como um dom “estável para sempre” (v.16.11), parte de um projecto muito mais amplo que vem do próprio Deus, e que Ele mesmo realizará.


A manifestação plena da morada de Deus no meio da família humana é a vida humana de Jesus que é o Filho de Deus na nossa carne (Evangelho). O seio de Maria Virgem é escolhido, por obra do Espírito Santo, como lugar da morada humana de Deus, que para este fim preparou para si mesmo uma pessoa especial, a “cheia de graça” (v.28). Vários Padres da Igreja sublinham o facto que Maria concebeu o filho de Deus antes no seu coração e depois no seu corpo. Isto é, tornou-se a morada de Deus pela fé e pelo amor, antes da sua maternidade física. Tudo isso foi possível graças à plena disponibilidade de Maria que acolheu aquela proposta tão surpreendente do anjo de Deus: “Eis-me aqui, sou a serva do Senhor, faça-se...” (v.38). O fiat de Maria é muito mais que uma simples aceitação resignada: o texto grego original indica um desejo, uma disponibilidade cheia de alegria para que isso aconteça. Assim começa já a nova família dos que adoram Deus em espírito e verdade (Jo 4,23). E assim Maria cantará as grandes obras que o Omnipotente realizou na sua vida (Lc 1,49).


Entre estas obras grandes está também o cumprimento da promessa de Deus a David, cujo trono será herdado pelo Filho do Altíssimo – o filho de Maria – num reinado que nunca mais terá fim (v.32-33). S. Paulo (II leitura) fala deste mistério de salvação “escondido nos séculos” (v.25), mas ‘revelado agora e anunciado... a todas as gentes para que obedeçam na fé” (v.26). Deus quer ser encontrado e acolhido no coração de cada pessoa humana, porque todas as pessoas foram criadas à Sua imagem. Cada pessoa, cada cultura, é morada de Deus. Em cada pessoa podemos descobrir sinais da beleza e da bondade de Deus; nas culturas dos povos há sinais da verdade, assim chamados ‘sementes do Verbo’, que trazem consigo uma realidade maior, que precisam do Verbo Incarnado para amadurecerem e chegarem à sua plena realização.


Todo o coração humano é potencialmente e realmente uma morada inicial de Deus. A missão da Igreja consiste em descobrir os sinais da presença de Deus no coração de cada pessoa e nos acontecimentos da história quotidiana dos povos, para conduzir a todos à plenitude da vida que se encontra em Cristo, único Salvador. Maria é um modelo dessa mesma plenitude, ela que foi a primeira a acreditar e a primeira missionária de Cristo: a seguir à anunciação, leva-o logo, consigo, ao encontro da prima Isabel, e o oferecerá aos pastores e aos magos. Maria, modelo de morada divina, ensina-nos que Deus quer renovar as pessoas a partir de dentro; que o coração humano é o primeiro e o melhor presépio onde Jesus quer nascer. O coração de cada pessoa!


A Palavra do Papa


(*) “Quanto mais uma pessoa se aproxima de Deus mais se aproxima dos outros. Vemos isso mesmo em Maria. O facto de que ela esteja assim tão junto de Deus é a razão pela qual está tão perto de nós... Assim, Maria está à nossa frente como sinal de consolação, de coragem e de esperança. É a nós que ela dirige estas palavras: «Coragem, ousa com Deus! Tenta! Não tenhas medo dele! Tem coragem e arrisca na fé! Tem coragem, e arrisca com bondade! Coragem, arrisca com um coração puro! Compromete-te com Deus, e então descobrirás que será mesmo assim que a tua vida se vai tornar mais ampla e cheia de luz, sem aborrecimento, antes cheia de infinitas surpresas!»”


Bento XVI


Homilia da Imaculada Conceição, 8.12.2005


No encalço dos Missionários


- 25/12: Nascimento de Jesus em Belém, Filho de Deus em carne humana, Salvador de toda a família humana. O seu nascimento é anúncio de grande alegria para todo o povo (cf. Lc 2,10).


- 25/12: Chegada a Porto Rico (1512) de Mons. Alonso Manso, primeiro bispo de toda América.


- 26/12: S. Estêvão, proto-mártir († 34 ca.), diácono cheio de fé e de Espírito Santo, morreu perdoando e rezando pelos seus assassinos.


- 26/12: BB. Inês Phila e Lúcia Khambang, das Irmãs «Amantes da Cruz», martirizadas juntamente com outras mulheres cristãs da Tailândia († 1940).


- 27/12: S. João, apóstolo e evangelista.


- 27/12: B. Francisco Spoto (1924-1964), mártir, sacerdote siciliano dos Missionários Servos dos Pobres, falecido na R D Congo na sequência das vexações infligidas por parte dos rebeldes simba.


- 28/12: Festa dos Santos Inocentes, testemunhas de Cristo com o sacrifício da vida.


- 28/12: S. Gaspar del Bufalo (Roma, 1786-1837), evangelizador de carroceiros e camponeses, dedicado às missões populares, propagou a devoção ao precioso sangue de Jesus.


- 29/12: S. Tomás Becket (1118-1170), chanceler do rei de Inglaterra, depois bispo de Cantuária, foi exilado em França durante seis anos; regressado à pátria, foi assassinado na sua catedral.


Colaboração e agradecimentos


Coordenação: P. Romeo Ballan - Missionários Combonianos (Verona)


Sítio Web: «Palavra para a Missão»