PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Actualidades

Voltar ao arquivo de Actualidades

Vaticano recebe Congresso por um mundo livre das armas nucleares

08 de Novembro de 2017

Congresso Internacional «Perspetivas por um mundo livre das armas nucleares e por um desarmamento integral» marcado para 10 e 11 de novembro no Vaticano.


Trata-se do primeiro encontro global sobre o desarmamento atómico após a aprovação do “Tratado sobre o banimento das armas nucleares”, assinado por 122 países da comunidade internacional (entre os quais a Santa Sé), em Nova York, em 7 de julho de 2017, após anos de intensas e árduas negociações.


O prefeito do Dicastério vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, observa que “o evento responde às prioridades do Papa Francisco para a paz e pelo uso dos bens da criação em favor do desenvolvimento e uma justa qualidade de vida para todos, indivíduos e povos, sem distinção”.


Em mensagem publicada na rede social Twitter no dia 26 de setembro de 2017, o Papa escreveu: “Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares, aplicando o Tratado de não-proliferação para abolir estes instrumentos de morte”.


O Congresso contará com a participação de 11 Prémios Nobel da Paz, de expoentes da ONU e da Otan, de diplomatas representantes dos Estados entre os quais a Rússia, EUA, Coreia do Sul e Irão, bem como dos máximos especialistas no campo dos armamentos e expoentes de fundações, organizações e da sociedade civil.


Estarão igualmente presentes, além de representantes das Conferências episcopais e de Igrejas, a nível ecumênico e de outros credos, também delegações de docentes e estudantes provenientes de Universidades dos EUA, Rússia e União Europeia.


Será particularmente significativo o testemunho de Masako Wada – secretário geral assistente da Nihon Hidankyo –, um dos últimos sobreviventes do bombardeio de Hiroshima, que se pronunciará representando as vítimas das armas atómicas, e todas as vítimas dos outros experimentos nucleares.

Comentários

Mostrar comentários | Escrever um comentário