PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Actualidades

Voltar ao arquivo de Actualidades

Combonianos de Itália escrevem Carta aberta ao Papa Francisco

10 de Setembro de 2018

Missionários Combonianos de Itália: Carta aberta ao Papa Francisco


Caro Papa Francisco, queremos dizer-te que estamos contigo e queremos expressar este sentimento ainda mais abertamente na hora em que uma campanha concertada de difamação e crítica maliciosa está a tentar minar a tua credibilidade pessoal e questionar o teu generoso esforço para renovar a Igreja, para torná-la mais conforme a vontade de Jesus. Nestas últimas semanas, então, a campanha de acusações chegou ao cume quando expoentes eclesiais te atacaram abertamente, chegando mesmo a pedir a tua renúncia, questionando a sinceridade e a correção do teu compromisso para acabar com o flagelo da pedofilia e dos abusos sexuais na Igreja.


Estamos convencidos de que ataques como estes, dentro e fora da Igreja, vindos de ambientes conservadores e reacionários, escondem a intenção não confessada de querer pôr-te de lado. Porque esses ambientes conservadores são fortemente opostos ao teu ensino social. Em várias ocasiões e de modo claro, através da palavra e do texto, Francisco, continuas a expressar a tua oposição ao atual sistema econômico global, intrinsecamente perverso porque é principalmente orientado para o lucro, em detrimento da dignidade das pessoas e causa da destruição da mãe Terra. Tudo isso é hostil a quem quer perpetuar o status quo e não quer perder os privilégios que derivam dele.


Caro Papa Francisco, estamos-te imensamente gratos pelo teu testemunho, feito de palavras e gestos concretos, que nos provocam e nos ensinam que ser cristão é viver como Jesus, no seu amor ao próximo, especialmente aos pobres.


Agradecemos a Deus pelo dom que nos faz através da tua presença à frente da Igreja e também queremos dizer-te que nos sentimos apoiados no nosso caminho de fé por teu constante compromisso pela paz, pelo desarmamento e contra o comércio de armas, pelo acolhimento aos imigrantes e pela proteção da criação.


Sentimos de o dizer como missionários que vivem em contato com o povo dos países do sul do mundo. E esta experiência tornou-nos ainda mais conscientes da necessidade de uma Igreja profética diante da iniquidade de um sistema econômico-financeiro predador que enriquece uma minoria e faz crescer a multidão dos deserdados no mundo.


Voltamo-nos para Deus em oração para que te conceda longos dias e te apoie com sua graça para que possas perseverar com o mesmo espírito e entusiasmo no anúncio da Boa-nova do Evangelho, fonte de esperança para crentes e não crentes que persistem no sonho de quererem construir um mundo diferente, mais respeitoso por cada pessoa e da criação.


Os Missionários Combonianos na Itália


Sexta-feira, 7 de setembro de 2018


 


Leia AQUI o texto original da Carta (em italiano).

Comentários

Mostrar comentários | Escrever um comentário