PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Pedidos de Oração

Voltar ao arquivo de Pedidos de Oração

Sete passos para orar em grupo

 

a) Acolher a Palavra. No local da reunião: cadeiras em círculo. A Bíblia, no meio e, junto, uma vela acesa e a revista missionária. Criar um clima de silêncio, de escuta (ver Lc. 10,39). Acolhemos a Palavra com um cântico e passamos a Bíblia entre nós: recebemo-la com um gesto de veneração (um beijo, por exemplo).

 

b) Invocar o Espírito Santo. A leitura é feita com o Espírito de Deus. O grupo invoca o Espírito Santo com uma oração (ver no livro dos Cenáculos) ou um cântico.

 

c) Ler a Palavra. O leitor preparou-se antecipadamente e proclama o texto com devoção e clareza. Depois, cada um lê o texto em silêncio: toma consciência das palavras que mais lhe tocam. Por fim, outro membro do grupo faz novamente a leitura em voz alta. A leitura é já oração. Estamos já no diálogo com Deus. «Quando os cristãos, nas suas assembleias, lêem os Evangelhos é o próprio Cristo quem lhes fala» (Santo Agostinho).

 

d) Meditar a Palavra. Renitir interiormente a palavra ou a frase que mais me tocou. Relaciono o trecho que ouvi com outros excertos da Bíblia. E permaneço assim na atitude de Maria, como relata o Evangelho de Lucas 2,51. Pela meditação «aprendemos a conhecer a Deus, nas palavras de Deus» (S. Gregório).

 

e) Partilhar a Palavra. Partilho com os irmãos as palavras que mais me tocaram e as interpelações que despertaram em mim, para a minha vida.

 

f) Rezar a Palavra. A Palavra que veio de Deus até nós, volta agora a Deus em forma de oração. «Quando escutas, Deus fala-te. Quando rezas, tu falas a Deus» (Santo Agostinho).

 

g) Viver a Palavra. Ver como aplicar à nossa vida o que a Palavra nos ensina. É sempre uma Palavra para ser anunciada com as obras; que cria comunhão, que faz de nós familiares de Jesus e nos leva à Missão... Que faz do grupo um cenáculo missionário.