PJuvenil Multimédia Palavra de Deus Oração em Missão Antigos Alunos

» Favoritos

» Recomendar

» Imprimir

» Fale Connosco

Revista Além-mar Revista Audácia Jornal Família Comboniana Exposição Missionária Virtual Facebook RSS
Indique o seu e-mail:
Utilizador:
Password:
 

Actualidades

Voltar à lista de artigos de Actualidades

A paz em perigo no Congo

02 de Março de 2017

O P. José Arieira envia-nos uma mensagem desde o Congo a desejar um bom início de Quaresma e a apresentar suas preocupações com a paz no país.


“Desde do Congo quero desejar-vos um bom início de Quaresma com aquele espírito que sempre vos anima. Em Kisangani, onde me encontro, vive-se uma relativa calma, mas o mesmo não acontece noutras províncias do Congo”, escreve.


O P. Arieira também nos envia alguns extratos da mensagem da Conferência episcopal do Congo (CENCO), face ao bloqueio do processo eleitoral.


“A situação é preocupante e torna-se cada vez mais preocupante, correndo o risco de mergulhar o país numa desordem incontrolável. A este propósito dirigimos ao povo congolês um apelo ao patriotismo e exortamos a que não perca a coragem. Temos vindo a observar com muita preocupação as divergências no seio da classe política, assim como o reacender-se de tensões que poderão levar o país ao caos, se não se tomarem as devidas precauções”, lê-se na mensagem.


O texto relata ainda a perda de vidas e materiais: “lamentamos milhares de mortos, a instrumentalização de menores duplamente vítimas do seu envolvimento pelas milícias e da repressão das forças da ordem; a interrupção da escolarização, a falta da assistência humanitária, o risco eminente da fome. Nós lamentamos os importantes danos materiais”.


“Disso são testemunha a destruição de instituições do estado, de escolas, de hospitais, de casas religiosas, e recentemente a pilhagem e estragos do Seminário Maior de Malole e de várias igrejas paroquiais… É uma verdadeira tragédia!”


“Nada é impossível a Deus” (Lc 1, 37).


No final desta mensagem, em comunhão com o Papa Francisco, que não cessa de rezar pela República Democrátrica do Congo, convidamos todos os cristãos bem como todas a pessoas de boa vontade a rezar pela paz e a mostrar, em favor dos mais necessitados, gestos de misericórdia durante este período pré-eleitoral.


Para este efeito, no dia 26 de março 2017, 4ºdomingo da quaresma, pedimos-vos para celebrar a Santa Eucaristia por esta intenção. Por intercessão de Nossa Senhora da Esperança, que o Senhor lance um olhar de paz e de misericórdia sobre a Rep. Dem. Co Congo.


“Diante das tribulações do mundo atual, tende coragem porque Cristo venceu o mundo


(Cf. Jo. 16,33)”.


Um abraço amigo e boa caminhada quaresmal,


P. José Arieira

Comentários

Mostrar comentários | Escrever um comentário