Abusos sexuais na Igreja
A obra Em Nome do Pai – abusos sexuais na Igreja em Portugal, da autoria de Sónia Simões, é um verdadeiro murro no estômago e na alma de todos quantos ousarem percorrer e ler as páginas deste livro. Retrata «um dos maiores abalos sofridos pela Igreja ao longo dos tempos» e deixa-nos, a todos, com um sentimento de profunda vergonha pelos actos hediondos perpetrados contra as vítimas, em nome de Deus.
O prefácio é assinado pelo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, J. M. Pereira de Almeida, que relaciona esta imensa ferida de toda a Igreja com a memória da negação de Pedro. A própria Igreja encarnou esta negação ao encobrir, velar e permitir que tão grande cruz se fosse adensando na proporção do sofrimento das vítimas.
A autora vai-nos conduzindo, de forma lúcida e transparente, pelo que levou à criação da comissão independente e pelo apelo do próprio Papa Francisco no sentido de redimir esta «tão grande culpa».
A obra torna públicos alguns dos testemunhos das vítimas de abuso sexual bem como as consequências terríveis que permaneceram nas vidas dos que falaram e dos que permanecem, ainda hoje, em silêncio. Sabemos que os efeitos ao nível da deterioração da saúde mental levaram, infelizmente, a que houvesse vítimas a pôr termo à própria vida. Também somos elucidados sobre questões mais legais e jurídicas e sobre a evolução da própria lei na condenação destes crimes. Sem tomar partido nem dar opiniões, a autora conduz-nos numa reflexão que ilumina os verdadeiros culpados e que retira da sombra as crianças (hoje adultos) que sofreram tanto e durante tanto tempo.
O leitor consegue ainda ter informação sobre o que foi feito noutros países relativamente à condenação e divulgação destes abusos perpetrados por sacerdotes, catequistas e tantos outros que se esconderam atrás da Cruz de Jesus para O flagelar ainda mais.
É um livro que nos desinstala, nos magoa profundamente e que nos faz questionar a nossa própria fé numa Igreja tão doente que foi capaz de permitir que vivessem escondidos os que deviam ter sido trazidos à luz.
Nesta obra de inegável relevância sobre o tema teremos acesso a vários detalhes importantes sobre o processo de divulgação dos abusos e sobre o que tem sido feito para auxiliar as vítimas. Nada do que é escrito pela autora nos deixa indiferentes. Esta ferida tremenda é uma verdadeira prova de fé. Que saibamos continuar a rezar por todos quantos perderam a infância (e a própria vida) e pelos que pagaram um preço demasiado alto «em nome do Pai». É este Pai que, hoje, ainda se envergonha e se verga perante o sangue derramado em Seu nome.
Título: Em Nome do Pai – abusos sexuais na Igreja em Portugal
Autora: Sónia Simões
Editora: Oficina do Livro
http://www.leyaonline.com | Tel. 214 272 200
Esta obra mostra porque é imperativo reformar o capitalismo para responder às urgentes necessidades humanas e do planeta. É um apelo para a acção e um alerta para a importância de todos nos unirmos na transformação do sistema capitalista, com vista a construirmos um futuro mais justo, seguro e próspero.
Título: Repensar o Capitalismo para Salvar a Humanidade
Autor: Rebecca Henderson
Editora: Ideias de Ler
https://www.ideiasdeler.pt | Tel. 226 088 342
Este livro apresenta os desafios, razões e reflexões do Papa Francisco sobre o seu pontificado. A obra, dos jornalistas Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin, é fruto de dez anos de entrevistas nas quais o Papa Francisco não evita nenhum aspecto da sua vida e de um pontificado que está a mudar a Igreja.
Título: O Pastor
Autores: Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640