A obra Chamados e Enviados como Testemunhas, do padre António Couto, pretende trazer à luz cinquenta figuras dos Evangelhos, reflectir sobre elas e mostrar ao leitor a relevância destas dentro dos textos bíblicos e, mais ainda, na vida dos cristãos de hoje.
Tal como podemos ler no prefácio, da autoria de José Carlos Carvalho, o autor divide a sua obra em cinco partes e integra meia centena de personagens capazes de espelhar a história da (nossa) própria salvação. Estas figuras, ainda que durante algum tempo tivessem sido consideradas como de somenos importância, ajudam-nos a construir a identidade do próprio Jesus e a integrar a história de amor que veio protagonizar para cada um de nós. O autor vem assim contextualizar social e historicamente estas personagens, iluminando o seu percurso bíblico, trazendo à tona os diálogos com o próprio Cristo e com outras figuras com quem interagiram e, principalmente, imprimindo-lhes a importância que têm, ainda hoje, para uma melhor compreensão de toda a História.
Tal como nos diz o autor, esta reflexão pretende centrar--se na figura de Jesus de Nazaré e respectiva repercussão da sua existência até aos dias de hoje. Se nos detivermos no próprio título da obra, «Chamados e enviados como testemunhas», parece-nos que o autor se refere às personagens a quem se dedica neste livro, mas não podemos demitir-nos, também, como cristãos viventes, desse chamamento e do nosso papel como testemunhas actuais.
António Couto divide a obra em cinco secções diferentes; na primeira secção dedica-se aos evangelhos da infância e à reflexão sobre figuras como São Lucas, São Mateus, Zacarias, Simeão e Ana. Na segunda secção, encontramos os discípulos Tiago, André, Pedro e até Judas, que nos oferece já um vislumbre da etapa da Paixão e Morte. Na terceira secção, encontramo-nos com a Samaritana, com a pecadora arrependida, com Bartimeu e com Zaqueu. Todos eles nos aparecem como representantes da nossa, tantas vezes, desafiante caminhada na fé. A quarta secção dedica-se mais concretamente à etapa da Paixão e Morte de Jesus com Simão de Cirene e as mulheres de Jerusalém. Na quinta (e última) secção, relembramos os doze e a manifestação do Espírito Santo no Pentecostes.
Em resumo, esta é uma obra sobre as personagens bíblicas que palmilharam caminho com Jesus. Todas têm importância para compreender melhor o percurso de Jesus e não podemos retirar nenhuma já que cada uma delas ergueu a História da Salvação. Numa linguagem acessível, mas repleta de contextualização teórica, encontramos um guia para compreender melhor o Evangelho e para nos compreendermos melhor como cristãos e seguidores das pegadas de Jesus.
Título: Chamados e Enviados como Testemunhas
Autor: António Sílvio Couto
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
Esta obra destina-se a todos aqueles que não encontram razões que justifiquem a esperança na vida transcendente. Com uma linguagem acessível mas bem fundamentada, o autor demonstra que a verdade pode estar alinhada com a razão. Reflexões que são um desafio à inteligência daqueles que buscam a verdade.
Título: Deus Existe!
Autor: Javier Arias Artacho
Editora: Paulus
www.paulus.pt | Tel. 219 488 874
A mensagem que o Papa Francisco quer transmitir nesta obra é simples: o sorriso é uma carícia, uma dádiva de grande valor. O Santo Padre diz-nos que Jesus é o sorriso de Deus e, desde a nossa fé e esperança de cristãos, convida-nos a viver na alegria e a oferecer um sorriso humilde e simples aos outros.
Título: A Alegria de um Sorriso
Autor: Papa Francisco
Editora: Albatroz
www.albatroz.pt/ | Tel. 226 088 342