A obra Deus Ama-te, da autoria do Papa Francisco, apresenta-se-nos como uma reflexão lindíssima sobre todas as dimensões do amor. Logo no título somos cativados pela certeza de que Deus nos ama. Sabemos, imediatamente, que este é um livro que nos interpela e nos fala directamente ao coração. Somos relembrados do nosso valor enquanto pessoas e sentimo-nos aceites e amados, por muitas fraquezas que tenhamos como pano de fundo.
Logo na introdução somos brindados com a leveza e a simplicidade da escrita do Papa Francisco. É como se nos escrevesse directamente, como se cada uma das suas palavras tivesse sido pensada para cada um de nós. Lembra-nos o que Deus faz connosco: torna-nos únicos no mundo e eternamente dignos do Seu Amor, apesar das nossas pequenezes e dificuldades.
A obra inicia-se com a enumeração de vinte passos para nos abrirmos ao Amor e para dilatarmos o coração às maravilhas que nos são oferecidas diariamente e das quais nem sempre temos consciência: «Mantém o coração aberto» é o primeiro mote destas vinte pistas. Não será esse o desafio e a mensagem para uma vida mais plena?
Julgo que Jorge Bergoglio nos responde a esta questão, permanentemente, e ao longo da leitura deste livro. Relembra-nos que somos amados por aquilo que somos; que merecemos o amor na sua totalidade e em todas as suas dimensões; que Deus vê o nosso coração e que nos ama sem condições. Acrescenta ainda que a palavra «amo-te» é a oração mais bonita e o presente mais precioso que podemos oferecer-nos a nós e aos outros.
Depois desta introdução, capaz de captar a atenção do leitor mais distraído, vamos avançando nos restantes capítulos e nas dimensões do amor que nos vão sendo trazidas à tona pelo autor. Nos nove capítulos que se seguem seremos guiados e abraçados pelas diferentes faces do amor: a amizade, o amor-próprio, o amor do Pai, o amor conjugal e um amor colectivo que nos conecta a todos através de fios invisíveis e divinos.
Esta é uma obra que nos remete para o essencial. Que nos faz sentir em casa. Que nos recorda a razão de termos sido criados e a imensidão amorosa da presença de Deus entre nós. É impossível ficar indiferente à escrita interpeladora do Papa Francisco e acabamos por sentir que o «ouvimos» conforme o vamos lendo. Também ele tem sido farol e reflexo do Amor do Céu no mundo e pelo mundo.
Ler este livro traz-nos à tona e deixa-nos respirar. Imprime também em cada um de nós a responsabilidade de construir um mundo que rime mais com o Amor na sua verdadeira raiz. Afinal, foi para isso que fomos chamados a viver.
Título: Deus Ama-te
Autor: Papa Francisco
Editora: Albatroz
www.albatroz.pt | Tel. 226 088 342
A saúde mental dos adolescentes caiu a pique no início da década de 2010. As taxas de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio aumentaram acentuadamente. Porquê? É essa a pergunta a que o psicólogo e investigador Jonathan Haidt procura responder nesta obra, indicando as bases para uma infância mais saudável na era digital.
Título: A Geração Ansiosa
Autor: Jonathan Haidt
Editora: LeYa / D. Quixote
https://www.leya.com | Tel. 214 272 200
Esta obra de Mauro Lepori reconstitui literariamente, com um inesperado grau de detalhe psicológico, o turbulento percurso espiritual de Simão Pedro. Ao longo de passagens selectas, o autor, abade-geral da Ordem de Cister, apresenta a desconcertante humanidade do apóstolo, o pescador que se tornou discípulo e amigo de Jesus de Nazaré.
Título: Simão Chamado Pedro
Autor: Mauro Giuseppe Lepori
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640