A obra Desmasculinizar a Igreja? foi escrita em co-autoria por Lucia Vantini, Luca Castiglioni e Linda Pocher e constitui-se como uma análise crítica aos princípios de Hans Balthasar. Tem como propósito oferecer uma reflexão sobre o papel do feminino e das mulheres dentro da Igreja e sobre a necessidade cada vez mais urgente de retirar um pouco da força masculina que nesta tem imperado até então.
O prefácio é escrito de forma exímia pelo Papa Francisco, que nos relembra a importância da força da oração das mulheres inseridas em comunidades eclesiais e do quanto a Igreja necessita da sua presença para se tornar mais completa e plena. Numa postura de inegável humildade, o papa refere que os homens necessitam da perspectiva feminina e que não devem sentir-se intimidados por ela, mas antes, ousar trilhar um caminho conjunto com respeito pelas devidas diferenças.
Esta obra oferece-nos uma visão no feminino com as palavras de Linda Pocher que aprofunda a reflexão (com base nas palavras de Hans Balthasar) sobre a importância do contributo mariano dentro da Igreja e para a Igreja. Pocher concentra-se em dois trechos bíblicos em que Maria é protagonista. Já o contributo de Lucia Vantini tem como ponto de partida a intolerância sentida por muitas mulheres dentro da Igreja e com base nas fundamentações do autor aqui analisado e referido. Chegamos a sentir, ao ler, o desconforto no feminino e os ecos das feridas deixadas por quem não considera as mulheres como iguais. Luca Castiglioni oferece-nos uma perspectiva no masculino, igualmente importante e relevante, e reflecte sobre os perigos da masculinidade tóxica e a postura de alguns presbíteros perante a presença das mulheres.
O leitor que mergulhar nestes textos não encontrará somente uma base com fundamentos teóricos para a reflexão sobre o papel das mulheres na Igreja, mas antes revelar-se-ão como um fruto repleto de oração de muitos irmãos e irmãs. Tal como nos diz Linda Pocher, estes mesmos não pretendem apresentar-se ao leitor como definitivos, mas, antes, como uma tentativa de encetar um diálogo positivo e construtivo entre as várias partes integrantes da Igreja como instituição e lugar.
Esta é uma obra escrita num tom assertivo, sério e incontestavelmente profundo sobre um tema que, por muitos, pode inclusivamente ser considerado tabu. Aqui, e através destas páginas, encontramos espaço e tempo para incluir o feminino dentro da Igreja e para compreender a importância de vivermos em comunidade com as nossas diferenças, semelhanças e perspectivas pessoais. (Marta Arrais)
Título: Desmasculinizar a Igreja?
Autores: Linda Pocher, Luca Castiglioni, Lucia Vantini
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
A obra faz uma análide das redes de informação desde a Idade da Pedra, passando pela canonização da Bíblia, a revolução da imprensa, a ascensão dos meios de comunicação social, até à inteligência artificial (IA). Sobre a era actual da IA, o autor menciona méritos e ameaças, alertando para as escolhas urgentes que se perfilam à nossa frente.
Título: Nexus
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: Elsinor
Nesta obra, Antonio Spadaro e Martin Scorsese revisitam a carreira do realizador vencedor de um Óscar, aprofundam reflexões sobre a fé e a graça que, mais ou menos subtilmente, emergem das suas obras, os seus medos e inspirações. O texto oferece um novo e inédito retrato de uma das principais figuras contemporâneas da sétima arte.
Título: Conversas sobre a Fé
Autora: Martin Scorsese e Antonio Spadaro
Editora: Casa das Letras
https://www.leya.com | Tel. 214 272 200