Título: A Escola da Alma
Autor: Josep Maria Esquirol
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
A obra A Escola da Alma, do filósofo catalão Josep Maria Esquirol, é um convite belíssimo a uma reflexão profunda e humana sobre a educação; pretende, assim, afastar-se das ideias mais tradicionais inerentes ao conceito de escola que tantas vezes reduzem a aprendizagem a um processo de transmissão de conhecimentos ou matérias e que nem sempre se revelam frutíferos na construção de um futuro pleno.
Para o autor, a verdadeira educação não se resume a acumular conhecimentos técnicos ou a alcançar êxito profissional ou material, mas antes a uma formação holística do ser humano, que inclua o desenvolvimento de características como a empatia, a sensibilidade e a ética que, em última instância, nos conduzirão a uma vida mais plena e repleta de significado.
José Maria Esquirol refere-se à educação nestes termos com uma expressão muito particular e já indicativa da profundidade da sua reflexão: a escola da alma. Este conceito revela-nos que a educação é, primeiramente, um processo contínuo de amadurecimento e de crescimento interior. Não se trata apenas de aprender conteúdos, mas de formar um carácter, de fomentar uma sensibilidade estética, moral e espiritual, de cultivar o gosto pela introspecção e pela contemplação. Na verdade, o tipo de escola proposto pelo autor é aquele que nos permite ir para a vida com um maior nível de profundidade, que nos permita entrar em conexão com o essencial (tanto na nossa realidade interna como externa).
Conforme vamos avançando na leitura deste livro, compreendemos que a realidade educacional que vivemos e que experimentámos (mesmo como alunos) nem sempre nos preparou para a dimensão da vida experienciada como um todo, mas antes acabou por se traduzir numa incompletude que se alastraria até mesmo para a dimensão profissional e para a dificuldade de encaixe no mundo laboral real.
Esquirol alerta para o perigo de uma educação que vê os alunos e as pessoas apenas como instrumentos para alcançar resultados de produtividade, sem considerar as suas necessidades, as suas emoções e a sua capacidade de se relacionar com os outros de forma plena e saudável.
Recorrendo a uma linguagem poética, simples e clara, o autor propõe que a educação seja um processo que incentive a realização pessoal e espiritual plena, contrariando o modo de aceleração e de piloto automático em que somos obrigados a viver diariamente. Em conclusão, esta é uma obra que convida o leitor a alinhar o seu caminho de vida com aquilo que aprende e ensina e com aquilo que traz na essência da sua individualidade. (Marta Arrais)
Título: Co-inteligência – Viver e trabalhar com IA
Autor: Ethan Mollick
Editora: Ideias de Ler
www.ideiasdeler.pt
A obra analisa o impacto profundo que a inteligência artificial (IA) teve nas empresas e na educação. Desafia também o leitor a ver a IA como um colega de trabalho, a usar o seu poder avassalador sem perdermos a nossa identidade, a aprender com ela sem sermos enganados e a utilizar os seus benefícios para criar um futuro humano melhor.
Título: Deus – A Ciência e as Provas
Autores: Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies
Editora: D. Quixote
https://www.leya.com | Tel. 214 272 200
A obra, que concretiza um trabalho de investigação de mais de três anos, oferece uma viagem através da história dos avanços científicos que redefiniram a nossa compreensão da existência de Deus. O livro é um guia esclarecedor para todos aqueles que desejam explorar a ligação entre o mistério da existência e os avanços científicos contemporâneos.