Conhecer o Jesus dos Evangelhos
A obra Dos Evangelhos ao Evangelho, da autoria do padre Domingos Areais, afigura-se-nos como um convite e uma interpelação para conhecer a vida de Jesus Cristo, bem como a importância de todas as palavras por si proferidas e o impacto dos seus gestos e acções. Mas, havendo já tanta literatura sobre este tema, de que forma pode a referida obra acrescentar conteúdo à bagagem pessoal e teológica do leitor?
A verdade é que os textos dos Evangelhos se caracterizam por serem antigos e, eventualmente, descolados da realidade quotidiana e contemporânea onde vivemos actualmente; este livro vem provar-nos que não é assim. Os Evangelhos, e a profundidade dos seus relatos e testemunhos, percorrem toda a História e encontram-nos hoje com a actualidade e a pertinência do que encerram e suportam. Estas mensagens revelam-se «eternas e universais, ressoando através dos séculos com a mesma força e relevância».
Elisabete Ramos, ao redigir o prefácio, faz-nos uma pequena viagem guiada através das páginas da obra em que o leitor mergulhará. Traz-nos uma motivação acrescida para esta leitura. Revela-nos, assim, que cada Evangelho encerra uma perspectiva diferente sobre Jesus e que, precisamente por isso, nos enriquece e transforma a consciência cristã sobre o tema. Assim, poderá afirmar-se que cada evangelho permite que cada um de nós repense e reafirme a ideia que encerra sobre a passagem de Jesus por esta terra.
Já o padre Domingos Areais, autor da obra, vem trazer-nos a riqueza destas narrativas à luz da sua vasta e integradora sabedoria, privilegiando uma abordagem científica, mas igualmente pastoral e educativa. A sua escrita simples, envolvente e apaixonada guia-nos pelos vários Evangelhos e oferece-nos uma visão destes textos como «guias vivos» capazes de nos transformar a realidade de todos os dias, e de nos reaproximar da mensagem de amor que encerram.
Primeiramente, o autor debruça-se sobre uma análise cuidada da palavra «Evangelho», dissecando não só o seu significado como a sua etimologia. Depois, aprofunda a origem de cada um dos evangelhos e de cada um dos evangelistas, permitindo-nos associar um «rosto» às mãos que os redigiram. Mais adiante, trará questões relevantes a partir da análise individualizada (e conjunta) dos quatro evangelhos.
Em conclusão, este é um livro que nos reaproxima da figura de Jesus, quase como se nos fosse permitido revisitar um tempo e uma História que não vivemos. No entanto, e na verdade, somos (ainda hoje) chamados.
Título: Dos Evangelhos ao Evangelho
Autor: Domingos Areais
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
Esta obra apresenta um conjunto de orações organizadas de acordo com os momentos que passamos na vida, de modo particular nos tempos de sofrimento e provações: doença, luto, tristeza, discussões ou conflitos... Estas breves orações adaptam-se a todas as circunstâncias e ajudam-nos a rezar, pedindo a Jesus Cristo que nos dê a força para fazer o correcto.
Título: Orações para Tempos Difíceis
Autor: Pierre Amar
Editora: A.O.
livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel. 253 689 443
Esta obra propõe-nos trazer para a vida quotidiana um necessário despertar espiritual. A ideia é converter, através de exercícios meditativos, todas as situações do dia-a-dia em oportunidades de auto-reflexão. Esta é a melhor forma de desenvolver uma prática espiritual regular, permitindo a descoberta de ocasiões extraordinárias de abertura da consciência e do coração.
Título: Meditações para Todas as Ocasiões
Autor: Paulo Borges
Editora: Nascente
https://penguinlivros.pt/categoria-produto/nascente