Título: «Periferias»
Autor: Andrea Riccardi
Editor: Lucerna | www.lucernaonline.pt | Tel. 214 678 710
Foco da evangelização
Não poucas vezes é expressa a preocupação com a perda de valores tradicionalmente cristãos na sociedade, um facto potenciado pelas actuais facilidades de comunicação que fornecem palcos para que qualquer valor se faça ouvir perante enormes audiências.
O autor deste Periferias, fundador da Comunidade de Santo Egídio, organização católica dedicada aos pobres, caridade, evangelização e promoção da paz, mostra-se, no entanto, mais preocupado com a vertente menos teórica da questão e com a aplicação na prática desses valores. Na defesa destes, mais do que discursos ou encadeado de lógicas e ideias falará sempre mais alto o testemunho vivido dos mesmos e a forma como essa mesma prática tocará aqueles que com ela conviverem.
Andrea Riccardi recorda a este propósito a posição do Papa Francisco, que «não acredita na realização de uma hegemonia da Igreja sobre a sociedade, mas no fascínio convincente da bondade e do amor que habitam a Igreja»; ou, por outras palavras, «o Papa está longe de ser insensível aos valores éticos» (à sua aceitação e incorporação na sociedade) «mas declara o primado da ida para as periferias e da comunicação do Evangelho».
Historiador, o autor analisa a sociedade nos últimos séculos e rapidamente conclui que «a condição humana transformou-se rapidamente no séc. xx: em 2030 prevê-se que quase 60% da população será urbana; no entanto grande parte da população vive hoje nas periferias». Salientando que «a periferia não é apenas uma realidade urbanística ou geográfica mas também social e humana», Andrea Riccardi identifica «o periférico como o excluído do centro da sociedade, que é feito de poder, riqueza, bem-estar».
Este livro deixa, desta forma, o apelo a que a evangelização, a difusão dos valores cristãos, tenha o centro, ironicamente, nas periferias. O leitor é ainda contemplado no último capítulo com uma série de relatos de vidas que decidiram juntar-se aos mais carenciados e com eles partilhar condições de vida, levando a opção pela periferia a extremos que os levaram a serem tantas vezes incompreendidos até por elementos da Igreja que lhes poderiam ter percebido o sentido dessa radical opção de vida cristã.
Neste apelo a pôr em prática os valores cristãos, Andrea Riccardi recorda as palavras da irmã Magdeleine, fundadora das Irmãzinhas de Jesus: «Não temos senão um objectivo: tornarmo-nos um deles, isto é, um dos mais pobres, da classe dos humildes, daqueles que o mundo despreza [...] nunca a um nível superior a eles para os conduzir, educar ou instruir, mas a um nível de igualdade, para os amar, ajudar como se ajudariam os nossos amigos, os nossos irmãos, os nossos iguais. É a nossa única via».
Título: «Dietrich Bonhoeffer»
Autor: Giorgio Cavalleri
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
O testemunho humano e a reflexão filosófica do teólogo polaco Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), que se opôs à barbárie nazi até ao martírio. O seu pensamento, que influenciou a Teologia após a Segunda Guerra Mundial, pelo escritor e historiador italiano Giorgio Cavalleri.
Título: «Teologia Como Resistência»
Autores: António Marujo e António Pedro Ferreira
Editora: Universidade Católica Editora
Alunos e professores da Faculdade de Teologia da UCP em entrevistas que se cruzam e falam dos caminhos actuais e das encruzilhadas em que a Teologia se encontra. Texto do jornalista António Marujo, colaborador da Além-Mar e director do 7Margens e fotos de António Pedro Ferreira, fotojornalista do Expresso.