Anunciar Deus aos jovens
O livro Contar Deus hoje, do professor e escritor André Monda, fala-nos das estratégias utilizadas por este autor perante a necessidade de revelar Deus aos mais jovens. Sendo professor de Religião do ensino secundário, o autor viu-se confrontado com a distância a que os seus alunos estavam de Deus. Assim, e no convívio diário com estes, foi conseguindo mostrar-lhes um Deus mais acessível ao seu entendimento, através da ligação emocional que foi, também, criando com os seus alunos.
Esta é uma obra que dirige ao leitor uma enorme leveza, mesmo quando se debruça sobre temas tão profundos como a fé, o Cristianismo, a vida de Jesus e a força de Deus na experiência de cada uma das nossas histórias. Monda pretende, mais do que partilhar uma lista sobre como se deve falar de Deus aos jovens, relatar a sua própria experiência e fazer dela exemplo. Há uma citação sua nesta obra que poderia resumir todas as suas intenções como professor em contacto com os mais novos: «às falsas e perigosas vertigens que os jovens recebem devemos contrapor não com uma lição tranquilizadora, mas uma aula ainda mais electrizante, dotada de uma carga positiva, generosa e geradora».
Através da leitura destas páginas compreendemos que a fé não pode entender-se como uma receita ou uma fórmula, mas sim como uma história que se pode contar e sobre a qual se pode falar; a fé baseia-se num encontro com a pessoa de Jesus que é capaz de nos inspirar todos os dias de uma forma absolutamente reveladora e inesperada.
O professor André Monda explica-nos que mais do que encontrar respostas, é necessária a ousadia de se fazer perguntas. Seja qual for a nossa idade, sejam quais forem os contornos da nossa história com Deus.
Na realidade, Monda pretende que os seus alunos estejam aptos para encontrar as suas próprias respostas e dá-las à luz da sua vida e da sua história, ainda que estes tentem (num primeiro momento) obter respostas-chave (preferencialmente dadas por outrem) para as suas inquietações.
Esta é, sem dúvida, uma obra elucidativa sobre a melhor forma de abordar questões religiosas com aqueles que tendem a contrariá-las por, simplesmente, não as julgarem ao alcance do seu entendimento. Segundo Monda, os jovens precisam de ser ouvidos e precisam de alguém que mostre interesse pelo que têm a dizer.
André Monda faz, exactamente, aquilo que apregoa nestas suas páginas: conta-nos a sua história, fala-nos da sua experiência e da forma como quis entender a história de fé de todos quantos se foram cruzando consigo.
Em conclusão, esta é uma obra que nos desinstala, que nos obriga a fazer perguntas sobre a nossa forma de viver com Deus e sobre a forma como experienciamos este amor total que não pretende acorrentar-nos, mas sim dar-nos a liberdade da alegria.
Título: «Contar Deus Hoje»
Autor: Andrea Monda
Editor: Paulinas | www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
A obra apresenta uma reflexão inédita do Papa Francisco, intitulada “Alento de vida nova”, e um conjunto de meditações sobre a oração cristã proferidas pelo Santo Padre ao longo do pontificado. As reflexões «estão marcadas pela sua experiência pessoal: as palavras não são abstractas, derivam da sua vivência», escreve Kirill, patriarca de Moscovo, na introdução.
Título: A Oração – Alento da Vida Nova
Autor: Papa Francisco
Editora: Paulinas | Tel. 219 405 640
Éloi Laurent afirma que a obsessão pelo crescimento não nos deixa ver com clareza o bem-estar económico, é cega ao bem-estar humano, surda ao sofrimento social e muda quanto ao estado do planeta. É necessário orientar a economia por indicadores como o bem-estar, a resiliência e a sustentabilidade, dando maior importância à justiça social e à qualidade de vida.
Título: De Olhos Postos no Amanhã
Autor: Éloi Laurent
Editora: Casa das Letras | Tel. 214 272 200