Lições para um mundo pós-pandemia
A obra Dez Lições para Um Mundo Pós-Pandemia apresenta-se-nos como um conjunto de reflexões sobre a pandemia de covid-19 e como uma série de conselhos sobre como poderemos viver e integrar este tempo que agora experienciamos e que tanto mudou (e mudará) as nossas vidas.
Fareed Zakaria é apresentador de um programa sobre assuntos internacionais, transmitido pela CNN. É, ainda, autor de uma coluna no jornal Washington Post, que chega a milhões de leitores, e autor de várias obras relevantes na análise de assuntos de interesse mundial.
O texto na contracapa do livro é suficiente para sacudir o leitor que deseje entrar em contacto com esta obra. Como aí leremos: Fareed Zakaria previra, em 2017, a chegada de um vírus microscópico que traria uma crise avassaladora.
Na introdução, o autor permite que o leitor faça uma reflexão sobre a sua vida e sobre a pandemia que nos assola. Segundo as palavras deste, deveríamos educar-nos para pensar em pequena escala, não considerando somente as ameaças que se constituem como maiores que nós. No fundo, este vírus é a prova de que o mundo optou por investir pouco na luta contra ameaças “minúsculas”, mas não menos potentes.
Esta obra reflecte sobre as consequências da pandemia, ainda que esta não tenha atingido o seu culminar. Ainda assim, e segundo Fareed Zakaria, já nos é possível prever que esta fase terá consequências globais, ao nível de cada país, das empresas e, principalmente, no que respeita à nossa individualidade e à nossa forma de perspectivar o mundo.
O livro está organizado por “lições”. Cada uma destas reflecte sobre o contexto económico e social em que nos encontramos bem como sobre o “efeito borboleta” que estes mesmos contextos podem manifestar nas circunstâncias que nos rodeiam.
Compreenderemos que a globalização não deixou de existir com a pandemia, mas, antes, acabou por se acentuar. Um vírus, que teve a sua origem na China, não respeitou quaisquer fronteiras políticas ou geográficas e chegou, a uma velocidade assustadora, a cada canto do mundo, quase sem excepção.
Uma das lições mais valiosas deste livro (e talvez desta pandemia) é a capacidade de superação e de adaptação do ser humano. A que tivemos e a que teremos no futuro que se avizinha.
A obra termina com uma frase que nos desconcerta: «Nada está escrito» – a história desta pandemia e, principalmente, das suas consequências não está, ainda, escrita. Somos nós os autores últimos dos capítulos que estão por escrever.
Título: «Dez Lições para um Mundo Pós-Pandemia»
Autor: Fareed Zakaria
Editor: Gradiva
www.gradiva.pt | Tel. 213 974 067
Paolo Scquizzato, da Sociedade dos Sacerdotes de São José Bento Cottolengo, apresenta nesta obra textos que oferecem à nossa fé algumas novas ideias sobre como devemos olhar para o mundo, para nós mesmos e para Deus. Palavras incómodas que podem ajudar a descobrir e a viver a Quaresma de maneira diferente, mas que não se detêm na Quaresma.
Título: Das Cinzas, a Vida
Autor: Paolo Scquizzato
Editor: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645
Esta obra reúne textos escritos por Frei Mariano em diversas épocas e em registos estilísticos diferentes. Com escritos singelos, mas muito expressivos, o autor deixa fluir e transmite-nos as suas vivências, as suas ideias, os seus sentimentos, mas, acima de tudo, a intensidade da sua entrega, a sua ânsia pelo Divino e pela proximidade com Jesus.
Título: Em caminho: prosa e poesia
Autor: Frei Mariano
Editor: Chiado Books
www.chiadobooks.com | Tel.: 213 460 100