Livres para acreditar
A obra, da autoria de Michael Gallagher s.j., sugere uma série de pistas de reflexão capazes de fazer questionar qualquer pessoa de fé. Este é um livro-guia que tem a bonita intenção de nos libertar da apatia em que vivemos aos níveis pessoal, cultural e religioso.
O prefácio desta obra, da autoria de Luís Ferreira do Amaral s.j., faz-nos compreender que as questões que nos assolam como seres humanos continuam a ser as mesmas de outrora; ainda que o mundo pareça mais desenvolvido, as pessoas continuam em busca de um sentido para a vida.
Este livro debruça-se sobre dez passos que o autor considera essenciais para uma transformação interior que, no entanto, não será imediata nem instantânea, mas sim gradual e significativa. Estas páginas pretendem deslindar uma caminhada individual em direcção à fé; pretendem oferecer ânimo e alimento para os que se consideram crentes.
O leitor terá pistas para se encontrar consigo mesmo e com as raízes da sua fé. Segundo o autor, a meditação, o procurar respirar da forma correcta e sem se deixar cair em distracções, pode ajudar-nos a encontrar o nosso verdadeiro eu, a paz que precisamos para construir uma vida mais verdadeira e assente no amor que Deus nos tem e quer revelar.
À medida que avançamos na leitura somos confrontados com questões mais profundas e que sempre nos fomos colocando ao longo dos nossos dias. Michael Gallagher debruça-se sobre a necessidade que, por vezes, temos de provar a nossa fé. Mais ainda, de provar a existência do próprio Deus. O autor depressa nos levará a concluir que a fé não pode ser provada pois deixaria de o ser. Segundo a sua reflexão, a fé não se compadece de provas matemáticas nem de confirmações científicas: prende-se, isso sim, com a confiança que temos em Deus e nas suas manifestações puras… e estas quase nunca correspondem à rigidez das nossas expectativas.
Esta obra ajuda-nos a entender que Deus nos desafia a consciência e o coração, está connosco, e revela-se naquilo que somos e naquilo que os outros são para nós. Devemos, pois, procurá-lo para lá dos lugares sagrados, ainda que lá pareça “haver mais luz”.
Em jeito de conclusão, este é um livro que nos desarma e nos desconstrói as ideias de sempre. A verdade é que os esforços para nos encontrarmos connosco próprios não cessam senão no final da nossa vida. Contudo, há uma certeza e uma resposta que nunca passa: o amor de Deus é certo, procura-nos, envolve-nos e nunca nos abandona.
Título: Livres para Acreditar
Autora: Michael Paul Gallagher, sj
Editor: Apostolado da Oração
www.livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel. 253 689 443
Esta obra da religiosa beneditina norte-americana Joan Chittister desafia-nos a que, neste momento de polarização e de grande confusão política e social, sejamos profetas e tomemos a sério o apelo para a criação de um mundo de justiça, liberdade, paz e empoderamento.
Título: O tempo é agora
Autor: Joan Chittister
Editor: Paulinas
encomendas@paulinas.pt | Tel. 219 405 645
A obra, escrita pelo médico Gustavo Carona, especialista em cuidados intensivos e anestesiologia, apresenta o testemunho pessoal sobre a abnegação, o vincado sentido de dever e também o sofrimento dos profissionais de saúde ao longo da pandemia. Um trabalho que o autor define como «a missão mais difícil» da sua vida.
Título: Diário de Um Médico no Combate à Pandemia
Autor: Gustavo Carona
Editor: Oficina do Livro