A figura de Jesus no Novo Testamento
O livro Jesus segundo o Novo Testamento é da autoria de James Dunn e assume-se como uma reflexão muito interessante que aborda as várias perspectivas escritas pelos neotestamentários sobre a vida de Jesus. Dunn guia o leitor numa viagem pela vida de Jesus à luz das palavras escritas nos Evangelhos que constituem o Novo Testamento.
Como nos será possível ler no preâmbulo da obra, escrito por Roan Williams, o Professor Dunn empreende uma tentativa de responder a uma questão: «O que aconteceu na vida de Jesus que permitiu a existência dos textos do Novo Testamento?» Para tentar responder a esta pergunta, o autor entenderá Jesus como um contador de histórias que se revelou diferente de todos os outros judeus. Na verdade, cada neotestamentário experimentou o encontro com a vida de Jesus de uma forma individual e particular. Jesus é, assim, visto e entendido através da luz de variadíssimas perspectivas e isso não invalida nenhuma destas.
Ao avançarmos para a leitura do prefácio, compreendemos que, para os cristãos, Jesus não é uma figura do passado. A realidade é que todos nós somos discípulos do presente. James Dunn pretende, então, continuar a ligação entre a figura de Jesus e o Novo Testamento bem como uni-la aos dias de hoje e à realidade que todos vivemos.
Dunn, teólogo e biblista britânico, divide a obra em várias perspectivas de análise dos textos dos vários evangelistas. Jesus será retratado segundo o próprio, segundo os evangelistas Marcos, Lucas, Mateus e João, segundo os Actos, Paulo e os Hebreus, segundo Tiago, Pedro, João e Judas e, finalmente, segundo a Revelação.
Como facilmente compreenderemos, nenhuma das análises será semelhante à anterior e é isso que acaba por enriquecer profundamente a figura de Jesus Cristo ao longo de todo o Novo Testamento.
De uma forma muito real, clara e lúcida, o Professor James Dunn consegue enriquecer a nossa visão de leitores e de cristãos ao dar-nos a oportunidade para reflectir sobre Jesus a partir de pessoas tão distintas. Numa linguagem simples, mas sempre ilustrada por diferentes trechos bíblicos, Dunn consegue elucidar-nos e fazer-nos mergulhar nos textos do Novo Testamento.
Em conclusão, e como também poderemos ler no posfácio, a influência de Jesus não termina com o que foi registado pelos seus primeiros discípulos. Essa influência é entendida por cada cristão à luz das suas circunstâncias e da sua interpretação dos textos bíblicos que constituem o Novo Testamento. Ao lermos as palavras de Dunn, entendemos que o impacto de Jesus foi imenso e que perdura e se mantém, ainda hoje.
Título: Jesus segundo o Novo Testamento
Autor: James D. G. Dunn
Editora: Paulus Editora
www.paulus.pt | Tel.: 219 488 874
Este livro de Pierre Teilhard de Chardin, sacerdote jesuíta, reúne um conjunto variado de textos: reflexões, discursos de casamento, uma história de alpinistas e extractos de ensaios mais extensos. Escritos que nos ajudam a entender em profundidade a condição humana e oferece um todo coerente, teórico-prático, sobre a felicidade e o amor.
Título: Sobre a Felicidade. Sobre o Amor
Autor: Pierre Teilhard de Chardin
Editora: Apostolado da Oração
https://livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel.: 253 689 443
A obra resulta de um diálogo entre os autores sobre o conteúdo, significado e impacto da Inteligência Artificial (IA) nas sociedades actuais e a sua evolução. Os autores assinalam que as inovações da IA, sistemas com capacidades de apreensão do real, formação de conhecimento e aprendizagem, começam a coabitar com os humanos e a mudar o nosso presente e futuro.
Título: A Era da Inteligência Artificial
Autores: H. A. Kissinger, E. Schmidt e D. Huttenlocher
Editora: Dom Quixote