A coragem de construir a paz
A obra Contra a Guerra – A Coragem de Construir a Paz é da autoria do Papa Francisco e apresenta-se-nos como um eloquentíssimo manifesto a favor da paz. Com a lucidez e assertividade que lhe são características, o papa oferece uma reflexão sobre as consequências da continuação de uma sociedade que vive dos lucros da guerra. Lembra-nos que a construção da paz depende de cada um de nós, tal como das variadas forças políticas que orientam o mundo global.
Logo nas primeiras páginas, Francisco refere a importância da construção de um mundo que viva para a paz e para o bem comum. O papa surpreende com a força das suas palavras e afirmações – «precisamos tanto de paz como os nossos pulmões precisam de oxigénio» –, com a capacidade de olhar para o mundo de uma forma crua e, ao mesmo tempo, profundamente poética e repleta de ternura.
Numa introdução repleta de lucidez, o papa sacode a consciência do leitor, relembrando o flagelo da guerra e as feridas resultantes de todo e qualquer conflito. Recorda-nos o incompreensível retomar da guerra na Europa, alertando para a loucura do investimento em armamento, ao invés da tentativa de fortalecer a saúde global e a própria vida.
Pode considerar-se que a obra está dividida em duas partes distintas, ainda que ambas se relacionem quase sem separação. Numa primeira parte, o leitor tem acesso a reflexões do autor sobre a escuridão da guerra. Algumas destas reflexões foram feitas, precisamente, a propósito da visita do chefe da Igreja Católica a alguns dos locais mais manchados e marcados pelo rasto de conflitos armados.
Já na segunda parte, o leitor debruçar-se-á sobre reflexões que impelem directamente à paz e que acendem uma luz de esperança no coração de quem as lê. Compreendemos, assim, que a verdadeira paz mora no coração de Deus; e que é precisamente nele que devemos buscar inspiração para ser instrumentos de alegria e de fraternidade em cada momento das nossas vidas.
Numa altura em que a guerra volta a entrar na vida de todos nós, pela proximidade geográfica e pelas imagens de profunda dor que vemos todos os dias dos nossos irmãos Ucranianos, esta obra torna-se indispensável e um verdadeiro oásis de esperança num mundo melhor. O Papa Francisco oferece-nos, nestas páginas, o seu aspecto mais humano, sem deixar de lado uma escrita oportunamente assertiva e capaz de nos desinstalar e desarrumar.
A conclusão da obra é de Andrea Tornielli, que se refere a Francisco como o protagonista de um «não» radical (e convicto) ao sacrilégio da guerra, tal como o foram os seus antecessores.
Esta é uma obra indicada para todos quantos desejarem fazer parte de uma sociedade mais justa, mais fraterna, menos dividida e mais ao jeito Daquele cujo coração é a raiz da verdadeira paz.
Título: Contra a Guerra – A Coragem de Construir a Paz
Autor: Papa Francisco
Editora: D. Quixote
Depois do drama vivido pela Humanidade com a pandemia causada pelo coronavírus, o autor, com base no conhecimento de especialistas mundiais e na sua própria experiência com a Fundação Gates, expõe o seu plano para prevenir futuras catástrofes e a sua convicção de que a covid-19 poderá ser a última que vivemos.
Título: Como prevenir a próxima pandemia
Autor: Bill Gates
Editora: Ideias de Ler
www.ideiasdeler.pt | Tel. 226 088 342
O breve pontificado de João Paulo I, que será beatificado no dia 4 de Setembro de 2022, centrou-se nas três virtudes teologais – fé, esperança, caridade. Como recorda, no prefácio o cardeal Pietro Parolin, «a santidade de Albino Luciani é farol do seu empenho na busca da essência do Evangelho, como verdade única e ininterrupta».
Título: Albino Luciani – João Paulo I
Autor: Claudio Alberto Andreoli
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645