A história do «irmão universal»
A obra O Irmão Inacabado – Charles de Foucauld é um livro de carácter biográfico, que encerra as várias etapas da vida de Charles de Foucauld – proclamado santo no passado dia 15 de Maio – e que imprime sobre elas uma luz capaz de enternecer qualquer leitor. Pode considerar-se que a obra se divide em duas partes principais, sendo que a primeira incide mais em factos existenciais e a segunda no caminho espiritual percorrido por Charles.
As palavras de Mariola López, no prólogo, deixam-nos algumas pistas para a viagem que empreenderemos nas páginas seguintes. Compreendemos que Charles viveu para se assemelhar, humildemente, ao Mestre de Nazaré; que a sua santidade se prendeu, precisamente, com a sua imensa humanidade e, até, com a sua tremenda vulnerabilidade. Na verdade, nesta biografia, é-nos revelado um Charles menos idealizado e “perfeito” cuja fragilidade e cujas sombras acabam por torná-lo ainda mais humano e admirável.
Este é um livro que nos relembra que os santos não são pessoas perfeitas, mas sim seres que não desistiram de continuar a perseguir a santidade, apesar das suas fragilidades e fraquezas. Charles foi um irmão universal, que se aproximou dos últimos dos últimos e que protagonizou um caminho inspirador e inesquecível.
Conforme avançamos na leitura, saberemos mais pormenores sobre a história de vida deste irmão; perdeu os pais bastante jovem. A dor e a inquietação que sentia levou-o a viver muito tempo sem fé. No entanto, o seu processo de conversão e de abertura de braços para Deus terá lugar a seu tempo e deixará marca através dos registos e meditações por ele escritas como testemunho.
Charles encontra um sentido e uma missão para a vida com o confronto com os mais pobres; é no cuidado destes que vai reforçando a sua vocação e o seu amor ao Céu.
Este livro divide-se entre um itinerário mais existencial e outro mais espiritual. Não poderá compreender-se um sem o outro e só reflectindo sobre cada um destes poderemos, realmente, compreender melhor a vida de Charles.
Esta é uma obra que nos faz olhar, também, para o nosso caminho de fé. Recorda-nos, ainda, que a santidade não deve ser atribuída apenas aos que viveram vidas perfeitas, mas, sim, a qualquer um que tenha vivido uma vida real: repleta tanto de alegria como de dor. Ao ler esta biografia renovamos a nossa coragem para querer ser santos e para viver uma vida de maior entrega a Deus e, consequentemente, aos que connosco se vão cruzando.
O epílogo, da autoria de Nicolás Veil, resume brilhantemente toda a obra biográfica em questão, iluminando os vários momentos mais importantes da vida de Charles de Foucauld: «A sua figura, projectada para futuros inéditos, inspira sem tréguas todas as pessoas de boa vontade, empenhadas num mundo mais justo e mais fraterno».
Título: O Irmão Inacabado – Charles de Foucauld
Autora: Margarita Saldaña Mostajo
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645
O autor conta-nos, numa linguagem simples e clara, a vida de Jesus Cristo. Em doze partes, o criador da revista de banda desenhada O Mosquito narra as palavras, acções e milagres do profeta itinerante de Nazaré, o homem que mudou a história da Humanidade. O texto vai acompanhado pelas
ilustrações de Carlos Alberto Santos.
Título: A Vida de Jesus
Autor: Raul Correia
Editora: Guerra & Paz
www.guerraepaz.pt | Tel. 213 144 488
O autor, teólogo italiano, usa a personagem de Peter Pan como uma metáfora para caracterizar a personalidade dos adultos nas sociedades ocidentais: uma geração em busca da juventude permanente. E, assim, faz uma reflexão sobre os desafios da fé na sociedade hodierna e a necessidade de novos rumos na actuação pastoral da Igreja.
Título: Converter Peter Pan
Autor: Armando Matteo
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645