A obra A Arte de Curar, da autoria de Fabio Rosini, não é apenas um livro. É uma oportunidade de reflexão profundíssima sobre os meandros da nossa saúde em todas as suas dimensões e sobre a eventualidade de cura, também esta abarcando todas as perspectivas da existência de cada um. Esta obra constitui-se como um testemunho cru e incisivo sobre a forma como a nossa proximidade com a história de Jesus nos pode, efectivamente, dar vida e saúde.
Tal como podemos ler no prefácio, escrito por Andrea Monda, este livro permite que o leitor se aproxime do autor; é uma obra que agarra e abocanha o leitor desde a primeira à última página, oferecendo-lhe uma reflexão capaz de o desinstalar e de o fazer repensar e perspectivar a vida na sua totalidade.
O P.e Fabio Rosini atreve-se a pôr o seu «coração a descoberto» e, nessa sequência, põe também o nosso. Este é um «texto transbordante de tesouros» como nos revela o autor do prefácio. Andrea Monda diz-nos que desistimos de tocar em Jesus, desistimos de nos deixar curar por Ele e pela sua história. Falta-nos saber ouvir, saber estar calados para deixar passar a única luz capaz de nos curar: a de Deus.
O livro está dividido em três partes que se complementam: a que aborda o diagnóstico, a que reflecte sobre a cura e a que revela como podemos cuidar e manter a nossa saúde. Esta obra tem como raiz a história da mulher doente, a hemorroíssa, que se deixou tocar e curar por Jesus. Na verdade, e tal como nos revela o próprio autor, esta mulher doente é o espelho de toda a Humanidade. É também nossa, tantas vezes, a história da doença e do desejo aflito pela cura.
Enquanto avançamos na leitura destas páginas somos brindados com o sentido de humor do autor, com a sua forma directa de transmitir ideias e com a sua escrita sem floreados ou artificialidades. As palavras do P.e Fabio atingem-nos como uma seta que nos fará pensar na nossa própria relação com Deus. Compreendemos, logo na primeira parte da obra, que queremos estar bem, mas nem sempre sabemos o que isso significa; queremos ser saudáveis, mas afogamo-nos em comportamentos que nos retiram o equilíbrio. Além disso, a vida vai brindar-nos sempre com a sua mutação e instabilidade e não nos deixará em paz.
Em conclusão, e ao atrevermo-nos a ler esta obra de Fabio Rosini, somos incentivados a levar a cabo o nosso próprio processo de cura interior. De facto, o objectivo da existência humana é o amor e, apesar de doentes fisicamente, podemos testemunhar no corpo e na alma o fenómeno da cura, mesmo na doença mais profunda e tenebrosa.
Título: A Arte de Curar – A hemorroíssa e a senda da vida saudável
Autor: Fabio Rosini
Editor: Apostolado da Oração
www.livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel.: 253 689 443
A base da política internacional e as suas circunstâncias tal como apareceram e se desenvolveram na Europa. Episódios históricos geopolíticos, da democracia ateniense à globalização, pelo professor de Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa.
Título: Guerra, Império e Democracia
Autor: Miguel Morgado
Editora: LeYa / D. Quixote
www.leya.com | Tel.: 214 272 200
Neste tempo de crescente polarização social, o autor, monge cisterciense, propõe-nos a mútua hospitalidade sob a luz do acontecimento pascal. Convida-nos a uma viagem às raízes do que é ser humano, à comum experiência da vulnerabilidade, para aí encontrar os alicerces da fraternidade.
Título: Oh Noite que Guiaste!
Autor: Carlos Maria Antunes
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640