O Papa Francisco instituiu um fundo de emergência para as áreas missionárias afectadas pela pandemia de covid-19 e fez uma primeira doação de 750 mil dólares (695 mil euros), divulgou o Vaticano.
Desse modo o Santo Padre pretende ajudar as regiões da Ásia, América Latina e África, áreas que para a Igreja são terras de missão, onde a escassez de meios neste contexto de pandemia podem criar situações muito difíceis.
«O Santo Padre está a chamar toda a vasta rede da Igreja para enfrentar os desafios que nos esperam», comentou o cardeal Tagle, muito grato por essa decisão de Francisco. “Na sua sua tarefa de evangelização”, recorda o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, “a Igreja está muitas vezes na vanguarda das principais ameaças ao bem-estar humano. Somente na África, existem mais de 74 mil religiosas e mais de 46 mil sacerdotes que administram 7274 hospitais e clínicas, 2346 casas para idosos e pessoas vulneráveis, e educam mais de 19 milhões de crianças em 45 mil escolas primárias. Em muitas áreas rurais, são os únicos que dão assistência de saúde e educação”.