Cultura
22 outubro 2024

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Conheça os livros que resenhamos este mês, com destaque para as obras «Perguntas de Deus; Perguntas a Deus» da autoria dos dominicanos Timothy Radcliffe e Łukasz Popko, «Inteligência Artificial e Cultura» e «Algumas Palavras antes do Apocalipse».
Marta Arrais
---

0010080001519.1-2

A obra Perguntas de Deus; Perguntas a Deus da autoria dos dominicanos Timothy Radcliffe e Łukasz Popko pode definir-se como uma reflexão a duas mãos sobre algumas das questões mais impactantes presentes nas Escrituras. É um livro que não pretende reduzir-se a uma análise teológica ou teórica, mas antes num ponto de partida para um entendimento capaz de enriquecer os leitores. Os autores trazem à luz o diálogo de Deus com o seu povo e incluem-nos como protagonistas na busca de respostas às questões bíblicas que nos dizem respeito a todos. 

A introdução da obra é da autoria do Papa Francisco, que nos chama a atenção para a importância das perguntas que Jesus foi fazendo ao longo da sua vida. Todas elas se revelaram como potenciadoras de diálogo e reflexão e não como um mero questionamento crítico ou julgador. Tomamos como exemplo as questões «Que procurais?» ou, ainda, «Quem dizeis que eu sou?» Estas, e outras perguntas, são «um apelo ao coração» e uma forma de questionar a nossa própria interioridade. 

Este «diálogo com as Escrituras» constitui-se como uma análise de dezoito perguntas que Deus faz. A análise pessoal dos autores é abrangente e semeadora de uma inquietude saudável e questionadora que acaba por fazer parte das várias áreas da nossa vida como cristãos. Aliás, as perguntas do próprio Jesus são, muitas vezes, as questões que fazemos ao próprio Deus quando nos deparamos com dificuldades, com provações ou com incertezas. Não terão sido raras as vezes em que nós próprios questionámos: «Meu Deus, porque me abandonaste?» 

Assim, podemos considerar que as questões abrangidas por Radcliffe e Popko são também as nossas e que esta reflexão nos permite encontrar possibilidades de resposta para as nossas inquietações mais pessoais e individuais. 

Analisando ainda a obra de uma forma mais estrutural, esta vai incluindo cada pergunta, contextualiza-a em termos bíblicos e, em seguida, vamos recebendo as perspectivas de cada autor, também eles dialogantes entre si, enriquecendo e abrindo portas para uma reflexão mais profunda (onde também somos incluídos como parte integrante). 

Em jeito de conclusão, podemos considerar que este livro não só responde a algumas das mais relevantes perguntas bíblicas como também desenha uma ponte entre as Escrituras e a nossa realidade de hoje. Não seremos também nós chamados, pelo Pai, a responder à questão «Onde está o teu irmão?» e a preocuparmo-nos com o que se passa com o próximo?

Esta é, sem dúvida, uma leitura imperdível e capaz de (nos) abrir portas e horizontes.

 

Título: Perguntas de Deus; Perguntas a Deus

Autores: Timothy Radcliffe e Łukasz Popko

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

1540-1

Os autores abordam na obra a inteligência artificial (IA) e os seus impactos na nossa vida quotidiana, sublinhando que haverá aumento da produtividade intelectual, mas também ameaças aos postos de trabalho, à privacidade pessoal e à confiança social. Uma reflexão pertinente sobre o presente e futuro da IA, que gera temores, perigos e expectativas.

Título: Inteligência Artificial e Cultura

Autor: Vários

Editora: Gradiva

https://www.gradiva.pt  | Tel. 213 933 760

 

0010060001046

Partindo do texto de Marcos 13, o autor, religioso dominicano, ajuda o leitor a entender como os vários «apocalipses» a acontecer – guerras, pandemia, crises económicas e sociais – não são sinal do fim do mundo, mas antes do Reino que já está entre nós e do combate escatológico que acontece em cada um e cuja vitória já nos foi dada na Cruz de Cristo.

Título: Algumas Palavras antes do Apocalipse

Autor: Adrien Candiard

Editora: Apostolado da Oração

livraria.apostoladodaoracao.pt  |  Tel. 253 689 443

 

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Outubro 2024 - nº 750
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.