Opinião
16 julho 2024

Ir à escola de oração de Jesus

Tempo de leitura: 4 min
A oração é o princípio da missão. A missão nasce do encontro com Jesus e nele se alimenta.
P. José Rebelo
Missionário comboniano
---

As Jornadas Missionárias deste ano vão realizar-se, como habitualmente, em Fátima, nos dias 21 e 22 de Setembro. Num ano dedicado à oração, em preparação para o Jubileu de 2025, as jornadas serão sobre A oração dos discípulos missionários de Jesus. 

A oração é o sustentáculo do discípulo missionário. Sem oração, a vida cristã não se aguenta. Porém, nem sempre sabemos rezar, ou rezar como precisamos. Em geral, na catequese aprendemos a doutrina cristã, mas não a rezar – a escutar e a criar intimidade com o nosso Mestre e Senhor. Nas nossas paróquias há muitas e meritórias actividades litúrgicas, caritativas e outras, mas raramente uma escola ou um grupo de oração. E, sem oração verdadeira, muito do que fazemos perde a alma e o sentido.

Para aprender a orar, precisamos de ir à escola de Jesus. Os métodos podem ajudar-nos a estar com Ele e, se possível, a gostar da Sua presença. Todos precisamos de aprender a rezar ao ritmo da vida que nos é dado viver, das situações e estados de ânimo por que passamos. Como os discípulos de Jesus, precisamos de Lhe pedir: «Senhor, ensina-nos a rezar, tal como João ensinou os seus discípulos» (Lc 11, 1).
Em resposta a este pedido, Jesus ensinou-lhes o Pai-Nosso (Lc 11, 2-4; Mt 6, 9-13), que supõe e implica uma relação filial e amorosa com Deus Pai. O Catecismo da Igreja Católica, nos números 2626 a 2649, fala de cinco formas de oração cristã, a saber: (1) A oração de bênção e adoração; (2) A oração de petição; (3) A oração de intercessão;
(4) A oração de acção de graças; e (5) A oração de louvor. 

O Papa Francisco realça a dimensão missionária da oração de intercessão, que nos leva a abraçar as necessidades e anseios da humanidade e a fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a sua sorte: «Há uma forma de oração que nos incentiva particularmente a gastarmo-nos na evangelização e nos motiva a procurar o bem dos outros: é a intercessão» (EG, 281).

A oração é o princípio da missão. A missão nasce do encontro com Jesus e nele se alimenta. A oração precede a acção. «A oração é a primeira “obra missionária” – a primeira –, que cada cristão pode e deve fazer, é também a mais eficaz, mesmo que isso não possa ser medido. De facto, o agente principal da evangelização é o Espírito Santo, e nós somos chamados a colaborar com Ele», disse o Papa Francisco em 2018, numa mensagem gravada às Obras Missionárias Pontifícias.

Todo o verdadeiro encontro com Deus nos impele para a missão. Na exortação apostólica Evangelii gaudium, o Papa Francisco explica o porquê: «Quando um evangelizador sai da oração, o seu coração tornou-se mais generoso, libertou-se da consciência isolada e está ansioso por fazer o bem e partilhar a vida com os outros» (EG, 282).

Este ano, na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, o pontífice, depois de «convidar a todos para intensificarem também, e sobretudo, a participação na Missa e a oração pela missão evangelizadora da Igreja», diz que «a oração quotidiana e, de modo particular a Eucaristia, fazem de nós peregrinos-missionários da esperança, a caminho da vida sem fim em Deus, do banquete nupcial preparado por Deus para todos os seus filhos».   

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2024 - nº 750
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.