Opinião
22 abril 2025

Da Terra à Mãe Terra

Tempo de leitura: 3 min
O Dia Internacional da Mãe Terra é uma oportunidade para repensarmos a nossa relação com o planeta e adoptarmos medidas concretas para garantir um futuro mais sustentável.
Francisco Ferreira
Associação ZERO e Professor no CENSE/FCT-NOVA
---

Começou por se chamar Dia da Terra. Em 1970, o senador norte-americano Gaylord Nelson, preocupado com a degradação ambiental, organizou o primeiro Dia da Terra nos Estados Unidos. Este evento mobilizou cerca de 20 milhões de pessoas em manifestações e actividades de sensibilização, levando à criação da Agência de Protecção Ambiental no país e à promulgação de um conjunto de leis ambientais pioneiras.

Ao longo dos anos, o alerta para um planeta em perigo e para o papel que as actividades humanas estavam a ter, pondo em causa o futuro da humanidade, principalmente das populações com menores recursos em diversas partes do mundo, ampliou a escala deste dia para uma dimensão mundial. 

Em 22 de Abril de 2009, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou por consenso a Resolução 63/278, que criou oficialmente o Dia Internacional da Mãe Terra. A resolução foi proposta pelo Governo da Bolívia, tendo como grande impulsionador o presidente boliviano na época, Evo Morales, conhecido por defender uma abordagem mais integrada e holística em relação à Natureza e aos povos indígenas. A proposta teve um apoio expressivo, especialmente dos países da América Latina e de movimentos ambientalistas, reconhecendo a necessidade de ir além de uma abordagem estritamente técnica ou económica das questões ambientais, valorizando uma dimensão mais ética, espiritual e comunitária no relacionamento com o planeta. A resolução incorporava objectivos como a promoção do reconhecimento da Terra como um sistema único e interconectado, o incentivar da reflexão sobre os impactos das acções humanas no ambiente, o fortalecimento da consciência colectiva sobre a importância do planeta como casa comum, destacando a harmonia necessária entre seres humanos e Natureza. Além disso, este dia surgia como uma forma de incentivar acções concretas para a protecção ambiental, combate às alterações climáticas e preservação da biodiversidade. 

Na Conferência Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que teve lugar no Rio de Janeiro em Junho de 2012, exactamente vinte anos após a histórica Cimeira da Terra (Rio 92 ou Eco 92), o conceito de «Mãe Terra» fez parte do documento final O Futuro que Queremos. 

Neste mundo onde, a cada dia que passa, as crises do clima, da biodiversidade, do consumo de recursos e da paz põem em causa a qualidade de vida e o bem-estar, nosso e das gerações futuras, o 22 de Abril, Dia Internacional da Mãe Terra, é uma oportunidade para repensarmos a nossa relação com o planeta e adoptarmos medidas concretas para garantir um futuro mais sustentável. Cada indivíduo tem um papel essencial nessa transformação, seja por meio de pequenas acções diárias, como reduzir o desperdício e consumir de forma consciente, ou por meio de uma participação activa em iniciativas que procurem mudar as actuais políticas. Estamos num momento em que precisamos de nos unir para salvaguardarmos a Mãe Terra.   

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2025 - nº 756
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.