Os pais preparam o ambiente exterior e interior.
O pai ou a mãe começam a narrativa:
«As parábolas são histórias que Jesus contava para mostrar o Bem, a Verdade… o Caminho a seguir!
Jesus contou a parábola do Filho Pródigo e esta história traz uma série de preciosos ensinamentos que mostram a grandeza do amor de Deus!
Os personagens principais são um pai e dois filhos… Cada um dos filhos teve atitudes diferentes… Na história, vamos perceber como o pai reagiu perante o comportamento dos seus filhos… Um deles decidiu pedir ao pai a sua parte da herança e viajar por terras distantes…
Escutemos…»
O pai ou a mãe prosseguem a narrativa:
«Esta parábola é um desafio para as famílias.
A Parábola do filho pródigo é umas das mais belas passagens da bíblia. É uma história de amor e perdão; uma história de ir e voltar; uma história de recomeço.
O caminho percorrido pelo filho pródigo ensina-nos que, para voltar, para recomeçar, para pedir perdão, é necessária uma atitude concreta. O filho mais novo precisou de sentir as consequências da sua escolha… refletir sobre elas… arrepender-se… e voltar para casa do seu pai.
E o abraço do Pai… O que pode significar? Quem costumamos abraçar? Porque abraçamos?
Um abraço pode significar muitas coisas, mas hoje no evangelho de Lucas sentimos que o abraço que o pai deu ao seu filho substituiu as palavras. Significou “Eu te acolho...”, “Eu te perdoo...”, “Eu senti a tua falta” e, acima de tudo, «EU TE AMO e estava à tua espera.”
Como gesto, vamos dar-nos um abraço.
E, neste abraço, vamos sentir o abraço do Pai descrito na parábola do filho pródigo!»