Francisco Xavier nasce em 1506, em Navarra, Espanha, numa família nobre. Tem dois irmãos. É um rapaz ativo, inteligente, afável e devoto. Gosta imenso de estudar. Com 19 anos, vai para a Universidade de Paris. Ali, torna-se amigo de Pedro Fabro e Inácio de Loyola, com os quais frequenta o curso de Teologia – a ciência sobre Deus e as religiões – e, juntos, fundam uma nova ordem religiosa, a que chamaram Companhia de Jesus.
Índia, Japão e China
Francisco Xavier entrega a Deus a sua vida ao serviço do anúncio do Evangelho até aos confins da Terra. Embarca, no dia 7 de abril de 1541, para as Índias. Parte de Lisboa com destino a Goa. Em Goa, escolhe como casa o hospital da cidade e a cama ao lado do doente mais grave. Vai ser assim a sua vida dedicada aos últimos e excluídos da sociedade: os doentes, os prisioneiros, os escravos, as crianças abandonadas.
Francisco Xavier inventa para as crianças um novo método de ensino do Catecismo: chama-as nas ruas, reúne-as na igreja, traduz a doutrina católica em versos e canta-os com elas, facilitando-lhes a aprendizagem.
Missionário itinerante, ele evangeliza durante dois anos os pescadores de pérolas, do sul das Índias, que falavam tâmil. Depois, viaja para o arquipélago das Molucas e para as Ilhas do Moro. Em 1547, o encontro com um fugitivo japonês suscita em Xavier o desejo de ir ao Japão, aonde chega em 1549.
O sonho seguinte é levar o Evangelho à China. Consegue chegar à ilha de Shangchuan, de onde tenta embarcar para Cantão. Mas, extenuado pelo cansaço e pela febre, Francisco Xavier morre no dia 3 de dezembro de 1552. Está sepultado na igreja do Bom Jesus de Goa.