Aventura da Fé
15 abril 2025

o pão da vida toda

Tempo de leitura: 2 min
A multiplicação dos pães é o único milagre relatado nos quatro Evangelhos. Porém, os pormenores são bastante distintos de autor para autor. Isto sugere que cada um deles faz já uma leitura, uma interpretação, em função da sua comunidade.
Maria Mendonça
---

O evangelista João é o escolhido por Matilde para a leitura introdutória. Leem Jo 6, 1-15, trecho que narra o “sinal” (assim chama São João aos milagres) da multiplicação dos cinco pães e dois peixes, que deram para alimentar cerca de cinco mil pessoas.

– Normalmente – começa a catequista –, quando se lê esta passagem, existe a tendência de enfatizar o aspeto milagroso (isto é, o facto em si), ou de considerar só a dimensão simbólica (esvaziando o episódio da respetiva referência histórica e reduzindo-o a uma parábola), ou de explicar o relato apenas à luz da visão eucarística (e este prodígio é mais amplo e mais rico), ou ainda de o decifrar com uma chave exclusivamente religiosa (pondo a tónica no alimento espiritual e quase esquecendo o convite à solidariedade e à partilha do alimento material).

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2025 - nº 639
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.