1. Coragem
Para dar o melhor a Maria e ao Menino Jesus, a quem amava profundamente, São José age com rapidez, sem queixas nem lamúrias. Procura um lugar onde Maria ser mãe. Para escapar dos que tentavam matar o menino, foge de noite, esquivando-se aos soldados que vigiavam a cidade e as estradas. Assume a condição de prófugos e migrantes no Egito. Supera todos os inconvenientes com amor e coragem criativa.
2. Próvido e protetor
São José era carpinteiro polivalente: construía casas, telhados, móveis, rodas, prateleiras, carros de boi; sabia trabalhar a pedra e manejava o ferro para fazer enxadas, pás, pregos e grades. Trabalhava para melhor prover e proteger a família que Deus confiara aos seus cuidados.
3. Rico de amor
Nazaré era uma terra pobre. A Sagrada Família de Nazaré (José, Maria e Jesus), «três pessoas muito pobres que se amam, são aqueles que irão mudar o mundo» – escreveu Paul Claudel (1868-1955), poeta francês. Eles ensinam-nos que a verdadeira felicidade não provém da posse de coisas, mas de ter Deus consigo. Estar com o Menino Jesus vale muito mais do que todo o dinheiro e todas as coisas do mundo.