Prepara-se o ambiente exterior (sala, quarto, …). Se possível, ter à mão um grão de trigo e outro de joio, ou uma fotografia de cada um deles.
Preparar também o ambiente interior, com silêncio, com música ambiente, com iluminação adequada.
O pai ou a mãe dizem:
«– Está na hora da parábola! "Parábola" quer dizer "história que está dentro da Bíblia e que traz uma lição para as nossa vidas".
As histórias da Bíblia são diferentes, porque a Bíblia é um livro diferente de todos os outros, porque foi inspirado por Deus.
Um dia, Jesus contou-nos que, nos seus campos, um homem semeou uma planta maravilhosa… o trigo, com o qual podemos fazer um pão muito saboroso. Mas… uma pessoa má, numa noite muito escura, juntou a estas sementes boas… outras que, ao contrário do trigo, faziam mal a quem as comesse.
Quando as sementes cresceram, o trigo foi colhido, guardado e aproveitado para a alimentação das pessoas, e o joio foi arrancado e queimado, porque não era bom.
Com a imagem do trigo e do joio…, Jesus quis dizer-nos que existe o bem e o mal. Existem as boas e as más atitudes... Temos de escolher se queremos ser o trigo (o Bem) ou o Joio (o mal).
Escuta atentamente e deixa que esta parábola te embale e te ajude a adormecer!»
O pai ou a mãe continuam a narração:
«Para te lembrares desta história… do trigo e do Joio… faz o seguinte:
Humedece um pouco de algodão em água e com ele forra o fundo de um copo de plástico… Põe 2 ou 3 grãos de trigo sobre o algodão. Todos os dias, verifica se o algodão está húmido. Deixa o copo perto de uma janela… as sementes precisam de luz. Verás que ao fim do terceiro dia… essa semente germinará. Ao cuidares dela, irás sentir que Jesus murmura melodiosamente ao teu coração: Sê o TRIGO!»