Outubro é o mês missionário, pois no penúltimo domingo do mês celebramos o Dia Mundial das Missões. Este ano, portanto, comemora-se no dia 23.
Esta jornada lembra-nos que todos nós, amigos de Jesus e seus discípulos, somos missionários. Nós, que temos a felicidade e a alegria de conhecer e amar o Filho de Deus, «somos chamados a dar testemunho de Cristo e do seu amor a todos os homens e mulheres de cada povo, cultura, estado social», como escreve o Papa Francisco na mensagem para este Dia Mundial das Missões.
E ser testemunha do Evangelho, ser missionário, faz-se com o anúncio da Palavra de Deus e, seguindo os passos de Jesus, com o nosso estilo de vida, tendo um coração bondoso e generoso, capaz de acolher e abraçar o mundo inteiro, sendo solidários com as crianças mais pobres e vulneráveis, aquelas que não têm, por exemplo, um lar onde residir, acesso a saúde ou educação, ou sofrem com situações de perseguição ou violência. O papa expressa muito bem esta ideia na sua mensagem: «Na evangelização, caminham juntos o exemplo de vida cristã e o anúncio de Cristo. Um serve ao outro. São os dois pulmões com que deve respirar cada comunidade para ser missionária.»
E todos nós, amigos e discípulos de Jesus, somos missionários e, por isso, afirmamos que vale a pena dedicar o nosso tempo e esforço para anunciar o Evangelho e apoiar os que mais necessitam, quer vivam perto ou longe de nós.