A Abrir
07 abril 2019

Páscoa missionária

Tempo de leitura: 2 min
Neste mês de abril, os amigos de Jesus celebramos a festa mais importante: a Páscoa da Ressurreição de Jesus.
Bernardino Frutuoso
---

Como sabes, Jesus nasceu em Belém. Durante muitos anos viveu em Nazaré com Maria e José. Aos 30 anos, começou a anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus pelos caminhos e terras de Israel. Falou e mostrou às crianças, mulheres e homens do seu tempo a misericórdia, a ternura e o amor de Deus. Fez o bem a todos e os seus milagres eram um sinal da presença de Deus no meio de nós: deu vista a cegos, fez andar paralíticos, curou leprosos, multiplicou os pães e os peixes. Denunciou com firmeza a hipocrisia e incoerência de vida dos judeus do seu tempo. Foi por isso que ganhou inimigos. As pessoas que se sentiam incómodas com a sua mensagem libertadora procuravam persegui-Lo e calar a sua voz. Depois de três anos, conseguiram que fosse julgado e condenado à morte numa cruz. Sendo inocente, foi crucificado. Mas Deus tinha a última palavra: no terceiro dia ressuscitou Jesus. Manifestou, desse modo, o Seu amor à Humanidade, a Jesus e ao seu projeto de vida nova.

Os amigos de Jesus, que lemos e praticamos o Evangelho, acreditamos que também nós, como Ele, ressuscitaremos. Por isso, celebramos a festa da Páscoa com muita alegria e partilhamos essa feliz mensagem de salvação com todos os povos.

Desde a Idade Média que há a tradição de oferecer ovos de Páscoa, pois os ovos simbolizam a esperança na vida nova. Recordo que, quando era criança, a minha mãe cozia ovos de galinha, que depois decorava com frases, desenhos e formas abstractas e oferecia aos amigos e familiares no dia de Páscoa. Essa tradição perdeu-se (compram-se os ovos de chocolate), mas podemos recuperá-la e surpreender os nossos amigos, vizinhos, familiares ou até alguma pessoa abandonada ou necessitada. Um gesto missionário que nos permite ir ao encontro dos outros, expressar a nossa fé em Jesus e testemunhar a certeza da vida eterna. Feliz Páscoa para todos!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Novembro 2024 - nº 633
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.