No dia 19 deste mês, celebramos o Dia do Pai. Sabes quem teve a ideia desta comemoração? Uma das teorias remonta à antiga Babilónia, onde um rapaz chamado Elmesu decidiu escrever, no dia 19 de março do ano 2000 a. C., uma mensagem para o pai numa placa de argila, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida. Outra história conta que, nos Estados Unidos da América, em 1909, Sonora Smart Dodd decidiu homenagear o seu pai dedicando-lhe um dia e mostrando-lhe, assim, a admiração que sentia por ele, pois tinha criado os filhos sozinho após a morte da mulher. Uma terceira versão, bem mais recente, aclara que foi uma professora de uma escola do bairro de Belmonte, em Espanha, em 1948, quem decidiu homenagear os pais dos seus alunos e, sendo católica, escolheu o dia 19 de março, festa de São José, patrono da Igreja.
Em Portugal, o Dia do Pai também coincide com o dia de São José. Ele, que foi marido de Maria e, como diz o Papa Francisco, «pai de coração» de Jesus, é um modelo de pai. Soube amar, proteger e educar Jesus. E alegrava-se por vê-lo crescer «em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens» (lê Lucas 2, 52).
Neste dia, não te esqueças de homenagear o teu pai, agradecendo a sua entrega e dedicação, e encontrando maneiras criativas para lhe expressar o teu amor. E pede a Deus que o abençoe em abundância de modo que continue a ser o melhor pai do mundo.