Neste ano, como já sabes, realiza-se em agosto, em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O tema que o Papa Francisco escolheu para o encontro foi a citação bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Maria tinha sabido pelo anjo, na Anunciação, que também a sua prima Isabel, de idade avançada, estava grávida. Então, ela pôs-se de imediato a caminho de Ain Karim, uma povoação perto de Jerusalém, onde vivia Isabel, que esperava o nascimento de João, que viria a ser São João Baptista. Durante meses ficou com a sua prima, acompanhando-a e ajudando-a com generosidade.
A JMJ, o encontro da juventude de todo o mundo com o papa, conta desde 2003 com a presença de Maria, representada no ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (podes saber mais nas páginas 8-9). A imagem apresenta a Virgem Maria com Jesus nos braços e o menino, que olha para ela com ternura, sabendo que sempre pode confiar na sua mãe, pois ela ama-o incondicionalmente. Essa é a certeza que nós também temos quando olhamos para Maria, a nossa mãe do Céu.
Neste mês, agradecemos a Deus pelas nossas mães – há muitas crianças no mundo que não têm essa felicidade – pois elas são exemplo de entrega generosa e amor sem limites. E no dia 7, primeiro domingo de maio, mas também todos os dias, agradece a sua doação e expressa-lhe o teu carinho.