Cada amigo de Jesus tem uma missão para realizar no mundo, mas nem sempre se lembra desse compromisso. Por isso, para recordar a todos os batizados que somos missionários, o Papa Francisco convocou uma grande festa: o Mês Missionário Extraordinário. Ele diz-nos: «A celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão.»
Todos os amigos de Jesus somos discípulos e missionários. Como discípulos de Jesus, estamos chamados a estar sempre na sua escola, lendo e refletindo com atenção o Evangelho e participando na vida da Igreja. Como missionários de Jesus, estamos chamados a anunciar a Boa Notícia e a ser testemunhas do amor de Deus, esforçando-nos, no nosso dia a dia, para viver como Jesus nos pede: tratar os que nos rodeiam com respeito, ajudar os mais pobres e necessitados, ser generosos, solidários, honrados e responsáveis. Ou seja, praticar todos os valores e virtudes que Jesus nos ensina no Evangelho.
Temos, portanto, a missão de viver com e como Jesus, partilhando a Boa Notícia sem fronteiras e sem medo, para que todos possam viver a alegria da fé e ser felizes. Para isso, vamos dar as mãos a Jesus e formar uma grande cadeia de amor e ternura, de modo que a Vida de Deus se estenda a toda a humanidade e transforme o mundo. Jesus conta connosco!