É, por isso, um tempo propício para refletir sobre a nossa Casa Comum, a Terra, e adotar práticas quotidianas que nos ajudem a preservá-la. Neste número, poderás ler como as mudanças climáticas estão a alterar a vida no nosso planeta (lê as páginas 32-33 e 43). Por isso, devemos reforçar o cuidado do planeta. Podemos, por exemplo, plantar e cuidar de uma árvore ou comprometer-nos a cumprir a regra dos três RRR das pessoas ecologicamente responsáveis – reduzir, reutilizar e reciclar. Um princípio que se aplica, entre tantas outras coisas, no bom uso da eletricidade, do papel ou da água.
Março é também um mês importante para os que seguimos Jesus. No dia 6, começa a Quaresma, um período de quarenta dias – o tempo em que Jesus esteve no deserto –, e em que nos preparamos para viver a Páscoa, a alegre festa da ressurreição de Jesus. Jesus, nosso amigo, deu a vida por nós, mas também renasceu. Deus trouxe-O de novo à vida e, assim, mostrou-nos que a doação por amor e o serviço são o caminho para a vida. Jesus chama-nos a ser como Ele: pessoas generosas, solidárias, capazes de ajudar e servir todos. Assumir essa atitude e viver a Palavra de Jesus nem sempre é fácil, pois exige empenho, dedicação, vontade de mudar e ser melhores. Até nos pede alguns pequenos sacrifícios, que fazemos em solidariedade com os que sofrem, os que não têm o que nós temos.
Para ajudar-te a caminhar com Jesus nesta Quaresma, propomos-te que plantes duas árvores diferentes, a árvore dos desejos (lê as páginas 48 e 49) e a dos propósitos (vai ao verso da contracapa). Árvores que vamos cuidar com carinho todos os dias, pois só assim podem crescer robustas, dar belas flores e saborosos frutos. E, alimentados por essas belas árvores (que vão crescer no nosso coração), seremos mais semelhantes a Jesus e ajudaremos a construir um mundo melhor e mais feliz para todos.