Valores
08 outubro 2024

Tu e o dinheiro

Tempo de leitura: 3 min
Aprende a gerir o dinheiro, pois «o dinheiro não cai do céu».
Abel Dias
---

A habilidade para saber lidar com o dinheiro não nasce contigo, pelo que necessita de ser aprendida e trabalhada. Por vezes, essa aprendizagem pode ser dolorosa, pois tens de lidar com o desejo frenético de consumir. Talvez até já tenhas feito birras quando os teus pais não compraram o que tu querias, ou te disseram que não precisavas, ou que não te podiam comprar agora. Ao fazerem isso, os teus pais estavam a ensinar-te que há uma diferença entre necessitar e querer. Estavam a ensinar-te a identificar o que são gastos essenciais e gastos supérfluos e que se se gasta agora pode significar não ter dinheiro, mais tarde, para coisas fundamentais.

 

Fruto do trabalho

Talvez já tenhas ouvido dizer «o dinheiro não nasce das árvores» ou «o dinheiro não cai do céu». Estas expressões querem dizer que o dinheiro é ganho com esforço, trabalho.
É por isso que não pode ser gasto sem limites e sem critérios.

Observando e ouvindo, podes valorizar o trabalho e o esforço da tua família, e aprender qual é a origem do dinheiro que é usado para as despesas familiares.

Numa sociedade cada vez mais consumista, deves saber que não podes comprar tudo o que te apetece ou tudo aquilo que os teus colegas têm. É importante compreenderes que o dinheiro deve ser usado com ponderação e moderação, pois ele vem do trabalho da tua família.

 

Pensar antes de gastar

Há pessoas que não sabem gerir o dinheiro, pois gastam o que têm e o que não têm. Com isso, geram dívidas. Para não caíres nesse erro, é fundamental que saibas ser um consumidor consciente e responsável. Por outro lado, há pessoas que fazem poupanças. Começar por adquirir um mealheiro, onde podes guardar o dinheiro que recebes da família, pode ser uma maneira de valorizares a poupança. Quando atingires um valor significativo, podes pedir aos teus pais para abrirem uma conta no banco.

 

Um desafio para ti este mês

Um sinal de que adquiriste maturidade financeira é teres gestos de partilha e de solidariedade, ou seja, dás ou partilhas do que é teu. A virtude da solidariedade impede-te de seres avarento e egoísta, insensível às necessidades dos outros.

Proponho-te um desafio: o dia 3 de novembro é o Give Someone a Dollar Day (traduzido, significa dar um dólar a alguém). Comemora este dia com um gesto concreto de solidariedade. Um pequeno ato, como dar um euro, pode fazer uma diferença significativa na vida de alguém.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2024 - nº 632
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.