A expressão geração Alpha foi usada pela primeira vez pelo sociólogo australiano Mark McCrindle e tem origem na primeira letra do alfabeto grego, o alfa: α. Esta geração, de acordo com o sociólogo, é formada por pessoas muito mais independentes e com um potencial muito maior para resolver problemas do que os seus pais e avós. É uma geração que nasceu e cresceu num contexto global totalmente diferente das anteriores e muito mais exposta a tecnologias avançadas e, sobretudo, a muito mais informação.
Geração superestimulada
Tu que pertences à geração Alpha já ouviste muitas pessoas comentarem que vocês são uma geração muito inteligente. Ora, esta perceção advém da vossa constante exposição a um mundo onde superabundam os estímulos. Uma coisa é ter aprendido a usar, ao longo da vida, os aparelhos tecnológicos, outra é ter nascido onde isso já existe. Vocês, os Alpha, mais do que as duas gerações que os precederam, é que são os screenagers – termo inventado na década de 1990, que mistura ecrã e adolescente –, pois mais do que nativos digitais, são a geração exposta, mesmo ainda com fraldas, a ecrãs constantemente ligados à Internet, que os pais usam para vos distrair e educar.
Mais diálogo entre pais e filhos
Vocês, os membros da geração Alpha, continuam a considerar os pais como as figuras de autoridade na sua educação. No entanto, dialogam mais, o relacionamento é mais horizontal e menos hierárquico.
As gerações anteriores cresceram numa estrutura familiar e escolar muito mais hierárquica. Agora, o autoritarismo daquelas relações cede lugar a posições cada vez mais de intercâmbio e de diálogo.
Por isso, vocês são um desafio para a escola e para os agentes educativos. Eles precisam de se adaptar à mudança de paradigma, isto é, passar de um sistema de educação centrado em conteúdos didáticos universais (para todos), para um sistema de educação mais personalizado e mais centrado no aluno.
Mais independentes e adaptadas
Vocês, geração Alpha, são muito mais independentes do que as gerações antecessoras e têm uma especial habilidade para usar as novas tecnologias. Hoje, vocês são constantemente bombardeados com formas de educação que aceleram o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Têm à disposição uma infinidade de aplicações personalizadas e à medida das suas necessidades, e, ao mesmo tempo, desde muito cedo, são criadores de conteúdos, de produtos e de serviços.
Supercuriosidade
Vocês, as crianças da geração Alpha, são muito mais curiosas, espertas e sensíveis a tudo à sua volta. Esta curiosidade faz com que a mente trabalhe mais, e tentem superar-se constantemente. Vocês ensinam eficazmente que, quando deixamos de ser curiosos, apenas sobrevivemos. Vocês terão um nível educacional superior, visto terem começado a estudar muito mais cedo. E são as primeiras crianças na História a experimentar um novo sistema escolar, mais personalizado e híbrido (online e offline), com foco na autonomia do aluno e no seu processo de aprendizagem que ensina por meio da observação das situações do quotidiano.