Ciência e tecnologia
07 janeiro 2025

Lixo eletrónico

Tempo de leitura: 1 min
Portugal enfrenta um desafio crescente com o lixo eletrónico, que em 2020 atingiu cerca de 190 mil toneladas, ou 18 kg por habitante.
Célia Vilas Boas
https://www.linkedin.com/in/celiavilasboas
---

Todos temos equipamentos eletrónicos sem uso nas nossas casas, e, na verdade, muitas vezes ficam esquecidos num canto ou não sabemos muito bem onde depositá-los. Mas isso tem como consequência um grave problema para o meio ambiente.

Portugal enfrenta um desafio crescente com o lixo eletrónico, que em 2020 atingiu cerca de 190 mil toneladas, ou 18 kg por habitante. Apenas 45% do e-lixo é reciclado, o que representa um risco ambiental, dado que estes resíduos contêm metais pesados como chumbo e mercúrio. Temos de, em conjunto, reduzir o impacto, e tu fazes parte da solução. Vê em casa o que já não usas e, se ainda estiver a funcionar, doa; basta ires a https://ondedoar.pt. Ou pesquisa em www.ondereciclar.pt qual o local mais próximo de ti e vai entregar. Ao fazê-lo, estás a contribuir para a economia circular e a evitar o desgaste de recursos valiosos. Conto contigo!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Janeiro 2025 - nº 636
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.