Sala de convívio
21 abril 2023

Dás asas à imaginação?

Tempo de leitura: 1 min
Celebramos hoje, 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Tiago Ferreira
---

A criatividade é uma característica mais vincada em algumas pessoas. Mas todos a podemos estimular. O pensamento criativo utiliza a imaginação para desenvolver ideias originais e soluções inesperadas. Para tal, a mente precisa de ter um ambiente que lhe permita vaguear. E, quanto mais vaguear, mais ideias aparecem.

Pensamento livre e focalizado

Uma tarefa que exija uma grande concentração – como estudar na véspera de um teste – pode ser inimiga da criatividade. O mesmo se pode dizer de um problema, ou de uma preocupação, que não sai da cabeça. Para favorecer o pensamento criativo, é preciso fazer uma pausa e realizar uma tarefa diferente. Pode ser dar um passeio, tomar um duche, ouvir uma música, trocar breves palavras com alguém, brincar com o animal de estimação…

Dicas para alimentar a criatividade

Para aguçar a criatividade, a curiosidade é fundamental. É igualmente importante ter interesse pelos conhecimentos e pelas experiências de outras pessoas. A criatividade também beneficia da variedade de temas e conteúdos, e da preocupação em melhorar as coisas pessoalmente e ao redor.

Os estímulos sensoriais podem ajudar bastante: novas cores no ambiente ou na roupa, ouvir músicas diferentes, pintar ou moldar, expor-se a novos cheiros, sabores, etc. Falar com outras pessoas sobre as próprias ideias traz os comentários delas como incentivo. E não há que ter medo de deixar os pensamentos vaguear, numa espécie de tempestade de ideias.

Partilhar
Tags
Sabes
---
EDIÇÃO
Novembro 2024 - nº 633
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.