A oração Ave-Maria foi sendo composta ao longo de séculos. A primeira parte, de louvor, é constituída por versículos do Evangelho de São Lucas: a saudação do Anjo Gabriel a Maria, «Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!», e a saudação de Isabel, prima de Maria, ao recebê-la em casa, já grávida de Jesus: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!»
Para a segunda parte, de súplica, contribuíram os bispos reunidos em Éfeso, no ano 431. Depois, ao longo de mil anos, a invocação ficou assim: «Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.»
A fórmula que rezamos atualmente foi publicada, em 1568, pelo Papa Pio V.
Rezar com intenção
Ao rezar a Ave-Maria louvamos a nossa Mãe Maria e pedimos-Lhe que interceda a Deus por nós em todos os momentos da nossa vida. Neste mês, vamos rezar a Ave-Maria (ou o terço), para vivermos em paz no mundo.
Apelo à paz
Escreveu à Audácia a irmã Marta Vargas, missionária comboniana na África do Sul: «Vi medo nos olhos dos refugiados da RD do Congo, do Burundi e do Ruanda confinados num lugar inóspito de Pretória, África do Sul. Fugiram da guerra e dos ataques xenófobos. Estão aqui completamente sozinhos, sem terem para onde ir, sem documentos e sem família que os possa acolher.»
Concurso: Responde para revistaudacia@gmail.com: Quantas vezes se reza a Ave-Maria no terço?
Prémio: Pulseira-terço. Sorteio em outubro.
O sorteio consistirá na inserção do nome dos que acertam as respostas numa caixa. Terão tantos papéis com o nome na caixa quantas as vezes em que participarem, pois haverá concurso também em junho, em julho e em outubro. Em outubro, vamos retirar um papel, e terá o nome do vencedor ou vencedora.