Sala de convívio
10 maio 2024

Ainda é cedo, dizem

Tempo de leitura: 1 min
Assim, permanecemos, por vontade daqueles tais sábios do Grupo de Trabalho do Antropoceno, que debateram a questão durante quinze anos, no Holoceno.
Hélder Guégués
---

Uma comissão de cerca de duas dezenas de estudiosos pertencentes à Subcomissão para Estratigrafia do Quaternário votou, em grande maioria, contra a proposta de declarar o início do Antropoceno, época recém-criada do tempo geológico, e, consequentemente, o fim do Holoceno.

Mas comecemos pelo princípio: o Antropoceno, que é um termo cunhado em 2000 pelo biólogo norte-americano Eugene Stoermer (1934-2012) e pelo químico neerlandês Paul Crutzen (1933-2021), corresponde ao período mais recente na história da Terra, em que as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima do planeta e no funcionamento dos seus ecossistemas (nomeadamente desde a década de 1950, altura a partir da qual se verificou um acentuado aumento demográfico e de consumo energético). Originalmente, na verdade, o químico atmosférico Paul Crutzen, ganhador do Prémio Nobel, propôs que o Antropoceno começara na última parte do século XVIII, como um produto da era industrial.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2024 - nº 631
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.