Sala de convívio
28 dezembro 2024

Expressões populares bíblicas

Tempo de leitura: 1 min
Sabias que há provérbios que têm origem na Bíblia? A Audácia está a dar-te alguns exemplos (ver também a página 58 da revista de novembro passado).
Fernando Félix
Jornalista
---


A expressão «lobo em pele de cordeiro», para caracterizar uma pessoa que aparenta ter bom carácter, mas na realidade é má ou desonesta, tem como base a advertência de Jesus Cristo no Evangelho de São Mateus: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis» (Mateus 7, 15-16).
Relacionada com esta expressão, Jesus tem outra máxima também no Evangelho de Mateus: «Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas» (Mateus 10, 16). A palavra «prudente» aponta para «inteligência, esperteza, sabedoria, cautela», características da serpente que a põem a resguardo dos predadores; e a palavra «simples» referida às pombas remete para «sem maldade, livre de malícia».
O provérbio «O fruto proibido é o mais apetecido», para expressar a vontade de desafiar as regras, tem origem no conto de Adão e Eva no Paraíso, a quem Deus tinha dito para não comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Génesis 2, 16-17). Porém, «vendo a mulher que o fruto da árvore devia ser bom para comer, pois era de atraente aspeto e precioso para esclarecer a inteligência, agarrou do fruto, comeu, deu dele também ao seu marido, que estava junto dela, e ele também comeu» (Génesis 3, 6).

Partilhar
Tags
Sabes
---
EDIÇÃO
Dezembro 2024 - nº 634
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.