Em África, poucos empreendedores se aventuram na indústria de vestuário e calçado. Um dos motivos é a falta de estruturas. Outro motivo é o gosto crescente por produtos estrangeiros por parte dos africanos. Mas há quem arrisque por conta própria.
Aos 17 anos, Utlwanang Mmeti é um empresário sul-africano no fabrico local de calçados. Ele lançou a sua própria marca de sapatilhas, chamada Dapper Shooz. Produz ténis com belos desenhos e em cores fortes. E faz tudo na garagem da sua mãe.
Mmeti atribui o êxito do lançamento do seu negócio à sua persistência, convicção e ambição, e ao entusiasmo. Ele idealiza o seu calçado, pensando nos sonhadores e nos que realizam os sonhos, pessoas que considera maravilhosas. O nome que escolheu, Dapper, significa «elegante».
Para financiar o seu negócio, Mmeti pediu emprestado a familiares e amigos.
Ele está a frequentar o último ano do ensino secundário, e já se sente a embarcar na emocionante jornada de iniciar um negócio. O seu desejo é que a sua marca inspire a próxima geração de empreendedores a começar cedo, ainda jovens.