Os Missionários Combonianos em Portugal têm como prioridade a animação missionária do povo de Deus e a formação de missionários que, ao estilo de São Daniel Comboni, partem a anunciar o Evangelho além-fronteiras. No entanto, em comunhão com a Igreja local, assumiram as paróquias de Camarate e Apelação (concelho de Loures) e da paróquia de São Tiago de Antas (Vila Nova de Famalicão).
As paróquias de Camarate e Apelação, estão situadas no concelho de Loures, mesmo às portas de Lisboa, a norte do aeroporto. Sendo paróquias muito antigas, cada uma delas tem um pequeno centro histórico rodeado por muitos bairros, alguns recentemente construídos para albergar famílias que viviam em habitações precárias ilegais que foram demolidas para construção de vias de comunicação e outras obras públicas. É uma zona de dormitório das pessoas que trabalham na cidade, a maioria em serviços humildes.
A população das duas paróquias é de cerca de 35 mil pessoas, muitas delas imigrantes de origem africana. Tanto em Camarate como na Apelação existe uma comunidade cristã de reduzidas dimensões, mas muito activa.
A paróquia de São Tiago de Antas, na cidade de Vila Nova de Famalicão, é muito antiga. A igreja paroquial foi construída no séc. XII, em estilo românico, com elementos de transição para o gótico, e reformada no séc. XVII e XVIII, em estilo maneirista e barroco. É um imóvel de interesse público desde 1958. Em 2016 foi inaugurada uma nova igreja, a 50 metros. A casa dos Missionários Combonianos, que remonta a 13 de Novembro de 1956, está situada no território da paróquia. Na paróquia vivem cerca de 8000 pessoas que os Missionários Combonianos procuram animar na fé, ajudando na construção da comunidade cristã.