Actualidades
17 junho 2024

Testemunhar com o exemplo

Tempo de leitura: 2 min
D. Léonard Ndjadi Ndiaye, missionário comboniano e bispo auxiliar de Kisangani (RD Congo), juntou-se a um grupo de voluntários para limpar a sujidade num mercado da cidade
---

No passado dia 1 de Junho, D. Léonard Ndjadi Ndiaye, bispo auxiliar de Kisangani (RD Congo), juntou-se a um grupo de voluntários para limpar o lixo deixado pelos vendedores no mercado de Tshopo, na cidade de Kisangani, capital da antiga província Oriental e da actual província do Tshopo.

O missionário comboniano, vestido com a sua batina episcopal e o seu colete amarelo, chamava a atenção de todos os que o viam. Na República Democrática do Congo e em tantos outros lugares do mundo, é muito raro ver um bispo a varrer espaços públicos. Além disso, D. Ndjadi não se limitou a trabalhar durante alguns minutos para tirar uma fotografia, mas durante horas, dando um verdadeiro contributo para a limpeza do mercado.

Se é verdade que um exemplo vale mais do que mil palavras, o gesto de Mons. Ndjadi pode despertar a consciência de outros para se envolverem em actividades que constroem o bem comum e o cuidado da Casa Comum.

D. Léonard Ndjadi Ndjate, missionário comboniano, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Kisangani, na República Democrática do Congo, pelo Papa Francisco, a 13 de Maio de 2023. Foi ordenado bispo na sua terra natal, Kisangani, a 13 de agosto. É o primeiro bispo comboniano congolês.

No momento da sua nomeação como bispo auxiliar de Kisangani, D. Léonard era superior provincial dos Missionários Combonianos na RD Congo. Tinha feito a sua primeira profissão religiosa em 2002 e emitido os votos perpétuos em 2005. Foi ordenado sacerdote a 13 de agosto de 2006 em Kisangani e depois foi enviado em missão para a República Centro-Africana, onde viveu até 2013.

Depois de obter a licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi nomeado mestre de noviços do Noviciado Internacional Comboniano de Cotonou, no Benim, de 2015 a 2019. Em 2020, foi eleito superior provincial dos Missionários Combonianos do Congo para um mandato de três anos. A sua nomeação como bispo auxiliar de Kisangani ocorreu poucos meses depois da sua reeleição como superior provincial.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail